ELIMINATÓRIAS

País com população menor que Contagem se aproxima da Copa do Mundo

Cabo Verde derrotou tradicional Camarões nesta terça-feira (9/9) e está perto de vaga inédita no Mundial de 2026

Compartilhe
google-news-logo

Um país com população menor que a de Contagem, cidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está perto de conseguir um feito histórico: conquistar uma vaga inédita na Copa do Mundo de futebol.

Trata-se da Seleção de Cabo Verde, país insular composto por dez ilhas na costa noroeste da África. O país tem população estimada em 524 mil habitantes e o sonho de ir ao Mundial pela primeira vez em 2026, na disputa que será nos Estados Unidos, México e Canadá.

A título de comparação, a cidade de Contagem, em Minas Gerais, tem uma população maior. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 651.718 pessoas habitam no município localizado nas proximidades de BH.

Outras cidades mineiras têm população maior: Belo Horizonte (2.315.560 pessoas), Uberlândia (761.835) e Juiz de Fora (567.730).

Cabo Verde perto da Copa do Mundo

Nesta terça-feira (9/9), a Seleção Cabo-Verdiana de futebol venceu Camarões por 1 a 0, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, pela oitava rodada do Grupo D das Eliminatórias Africanas. O gol do jogo foi marcado por Dailon Livramento.

Com o resultado, Cabo Verde abre vantagem na liderança da chave, com 19 pontos – quatro a mais que os 15 do vice-líder Camarões. Líbia (terceiro, com 14 pontos), Angola (quarto, com sete), Maurício (quinto, com cinco) e Essuatíni (sexto, com dois) completam a classificação.

O líder do grupo vai à Copa do Mundo de forma direta, enquanto o segundo colocado – caso esteja entre os quatro melhores da posição – disputa vaga na repescagem. Restam apenas duas rodadas para o fim desta fase.

Na próxima Data Fifa, em outubro, Cabo Verde tem tudo para assegurar a vaga inédita na Copa do Mundo. Enfrentará, nesta ordem, a Líbia e a já eliminada seleção de Essuatíni. Para conquistar um lugar no Mundial sem depender de tropeços rivais, os cabo-verdianos precisam de uma vitória.

Compartilhe
google-news-logo