Seis seleções da África podem se classificar matematicamente à Copa do Mundo de 2026 ainda nesta rodada, a nona e penúltima das Eliminatórias. São elas: Egito, Senegal, Cabo Verde, Costa do Marfim, Argélia e Gana.
A Data Fifa reserva as duas últimas rodadas das Eliminatórias Africanas para o Mundial do ano que vem – a primeira delas ocorre entre esta quarta-feira (8/10) e sexta-feira (10/10), com partidas dos nove grupos.
O primeiro colocado de cada chave se garante diretamente na Copa, a ser realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Os quatro melhores segundos colocados vão à repescagem.
Até aqui, apenas Marrocos e Tunísia se garantiram como representantes do continente no torneio.
Egito
O Egito do atacante Mohamed Salah, do Liverpool, lidera o Grupo A, com 20 pontos – cinco a mais que Burkina Faso, que está na vice-liderança.
Assim, se os egípcios vencerem Djibuti nesta quarta-feira já se garantem no Mundial. Em caso de empate, também conquistam a vaga matematicamente, pois venceram o confronto direto com Burkina Faso.
Se perder, Egito precisa que Burkina Faso não vença Serra Leoa, também nesta quarta.
Jogos pela classificação
- Djibuti x Egito – 8/10, às 13h (de Brasília)
- Serra Leoa x Burkina Faso – 8/10, às 13h (de Brasília)
Senegal
Senegal lidera o Grupo B, com 18 pontos. Na vice-liderança aparece a República Democrática do Congo, com 16.
Para se garantir na Copa já nesta rodada, Senegal precisa vencer o Sudão do Sul e torcer por um tropeço (empate ou derrota) dos congoleses diante de Togo.
Outro cenário que classificaria os senegaleses antecipadamente é um empate contra o Sudão do Sul e uma derrota do Congo, por conta dos critérios de desempate (confronto direto).
Jogos pela classificação
- Sudão do Sul x Senegal – 10/10, às 9h (de Brasília)
- Togo x RD Congo – 10/10, às 10h (de Brasília)
Cabo Verde
A Seleção de Cabo Verde pode ir à Copa do Mundo pela primeira vez na história. Se concretizar a classificação, o país de cerca de 524 mil habitantes se tornaria o segundo menos populoso a disputar o Mundial de futebol em todos os tempos – o menor é a Islândia (404 mil habitantes), que participou em 2018, na Rússia.
Cabo Verde lidera o Grupo D, com 19 pontos, e tem como perseguidores Camarões (15) e a Líbia (14). Para assegurar lugar na Copa ainda nesta rodada, os cabo-verdianos devem vencer os líbios fora de casa nesta quarta. Em caso de empate, precisam que Camarões não derrote Maurício.
Jogos pela classificação
- Maurício x Camarões – 8/10, às 10h (de Brasília)
- Líbia x Cabo Verde – 8/10, às 10h (de Brasília)
Costa do Marfim
A Costa do Marfim tem 20 pontos e lidera o Grupo F. Gabão aparece em segundo lugar, com 19.
Para assegurar lugar antecipado no Mundial, a Costa do Marfim precisa vencer Seicheles fora de casa nesta sexta-feira e torcer por um tropeço de Gabão diante da Gâmbia (empate ou derrota).
Jogos pela classificação
- Seicheles x Costa do Marfim – 10/10, às 10h (de Brasília)
- Gâmbia x Gabão – 10/10, às 10h (de Brasília)
Argélia
Os argelinos estão perto da Copa do Mundo de 2026. Lideram o Grupo G, com 19 pontos – quatro a mais que Uganda (segunda colocada) e Moçambique (terceira).
Na próxima rodada, a Argélia se garante na Copa se vencer Somália fora de casa, nesta quinta-feira. Se empatar, depende de tropeços de Uganda contra Botsuana e Moçambique diante de Guiné.
Jogos pela classificação
- Somália x Argélia – 9/10, às 13h (de Brasília)
- Moçambique x Guiné – 9/10, às 13h (de Brasília)
- Botsuana x Uganda – 9/10, às 13h (de Brasília)
Gana
A Seleção de Gana tem 19 pontos e aparece na primeira posição do Grupo I. Madagascar (16 pontos, em segundo) e Comores (15, em terceiro) também têm chances de uma vaga direta no Mundial.
Gana se garante matematicamente na Copa se vencer a República Centro-Africana fora de casa nesta quarta-feira. Ainda que possa ser alcançada na pontuação por Madagascar, tem a vantagem por ter vencido os confrontos diretos.
Se empatar, Gana precisa que o jogo entre Comores e Madagascar termine empatado.
Jogos pela classificação
- República Centro-Africana x Gana – 8/10, às 13h (de Brasília)
- Comores x Madagascar – 8/10, às 13h (de Brasília)