COPA DO MUNDO

Ele comandou CR7, Ronaldo e Beckham; agora, tenta levar país à Copa pela 1ª vez

Português Carlos Queiroz tem uma carreira com passagens por Real Madrid, Manchester United e Seleção Portuguesa

Carlos Manuel Brito Leal de Queiroz, natural de Nampula, Moçambique. Português, 72 anos. Um currículo vasto na carreira de treinador, com passagens por gigantes como Real Madrid, Manchester United e a própria Seleção Portuguesa. Há tempos longe dos grandes palcos, o comandante busca voltar aos holofotes do futebol mundial com um feito que seria histórico: levar Omã à Copa do Mundo pela primeira vez.

Em outros momentos, Carlos Queiroz treinou craques como Cristiano Ronaldo, Ronaldo, David Backham, Figo, Roberto Carlos, Deco, Zidane, Raúl e outros galácticos. O desafio, agora, é liderar nomes bem menos conhecidos: Muhsen Al-Ghassani, Issam Al Sabhi, Abdul Al Mushaifri, Omar Malki e por aí vai…

A primeira vez foi justamente nesta quarta-feira (8/10). O treinador português estreou no comando de Omã justamente contra o ex-time: a Seleção do Catar, em jogo pela primeira rodada da fase de repescagem das Eliminatórias Asiáticas para o Mundial de 2026, a ser disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.

Catar e Omã ficaram no 0 a 0 no Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha, a capital catari, pelo Grupo A – que ainda conta com Emirados Árabes Unidos. As seleções se enfrentam em turno único, e a que for líder assegura vaga na Copa. A segunda colocada encara a segunda do Grupo B por um lugar na repescagem mundial.

O próximo jogo de Omã é neste sábado (11/10), contra os Emirados Árabes Unidos. A bola rola às 14h45 (de Brasília), também no Estádio Jassim Bin Hamad. Na outra chave estão Arábia Saudita, Iraque e Indonésia.

Carreira de Carlos Queiroz

Carlos Queiroz foi goleiro de futebol. Como auxiliar, passou pela Seleção Portuguesa e uma série de times locais, como SL Olivais, Belenenses e Estoril Praia. Rodou ainda por Sporting, Metro Stars (EUA), Nagoya Grampus (Japão), as seleções dos Emirados Árabes Unidos e África do Sul.

Retornou ao futebol de clubes na temporada 2002/03, como auxiliar do Manchester United. O trabalho seguinte foi à frente do Real Madrid dos galácticos. Daí em diante, voltou ao United, passou pela Seleção Portuguesa e trabalhou por nove anos na Seleção do Irã.

Rodou também pela Colômbia, Egito, novamente Irã, Catar e, enfim, Omã.

Compartilhe
Sair da versão mobile