O sonho de Cabo Verde está vivo. Nesta quarta-feira (8/10), a seleção de futebol do país de pouco mais de 500 mil habitantes buscou um improvável empate por 3 a 3 fora de casa com a Líbia. Com isso, soma mais um ponto na disputa por uma vaga inédita na Copa do Mundo.
Cabo Verde se viu em uma situação delicada na partida no Estádio Internacional de Trípoli, em Trípoli, na Líbia. Perdia por 3 a 1 até os 31 minutos do segundo tempo, quando reagiu e buscou o empate por 3 a 3, pela nona – e penúltima – rodada do Grupo D das Eliminatórias Africanas.
Com o resultado, Cabo Verde tira a Líbia da disputa por uma vaga direta no Mundial. Além disso, chega a 20 pontos, na liderança da chave. O segundo colocado é Camarões, que nesta quarta venceu Maurício fora de casa por 2 a 0 e alcançou os 18 pontos.
Apenas o primeiro colocado garante a classificação à Copa de 2026 de forma direta, enquanto o segundo pode sonhar com uma vaga via repescagem. A liderança do grupo se definirá na próxima segunda-feira (13/10), quando será disputada a última rodada.
Cabo Verde enfrentará Essuatíni, lanterna do grupo, a partir das 13h, no Estádio Nacional de Cabo Verde, em Praia. Também em casa, Camarões recebe a Angola no Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé, no mesmo horário.
Se vencer, Cabo Verde garante classificação para a Copa. Em caso de empate, torce por um tropeço (empate ou derrota) de Camarões; se perder, também precisa que os camaroneses sejam derrotados.
Segundo menor país a jogar a Copa?
País insular composto por dez ilhas na costa Noroeste da África, Cabo Verde pode se tornar o segundo menos populoso a disputar a Copa. A população cabo-verdiana é estimada em 524 mil habitantes.
O país menos populoso a jogar o Mundial é a Islândia (cerca de 400 mil habitantes), que participou da edição de 2018, na Rússia.
A título de comparação, a cidade de Contagem, em Minas Gerais, tem uma população maior que Cabo Verde. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 651.718 pessoas habitam no município localizado nas proximidades de BH.
Outras cidades mineiras têm população maior: Belo Horizonte (2.315.560 pessoas), Uberlândia (761.835) e Juiz de Fora (567.730).