O sonho de cinco seleções africanas acabou nesta quarta-feira (8/10). Serra Leoa, Guiné-Bissau, Angola, Comores e Mali caíram nas Eliminatórias e não vão à Copa do Mundo de 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
Na qualificatória africana, os líderes de cada chave se classificam à Copa do Mundo de forma direta. Enquanto isso, os quatro melhores segundos colocados disputam a repescagem.
No Grupo A, Guiné-Bissau perdeu para a Etiópia por 1 a 0 fora de casa e, com isso, ficou estacionado nos 10 pontos. Quarto colocado, não consegue mais brigar por uma vaga – nem direta, nem na repescagem -, a uma rodada do fim das qualificatórias.
Na mesma chave, Serra Leoa levou 1 a 0 de Burkina Faso, em casa. Assim, segue com 12 pontos, na terceira posição. Pode alcançar os 15, o que não seria suficiente para igualar ou superar os 18 do rival, que está em segundo.
O Egito, por sua vez, garantiu a vaga direta do grupo na Copa do Mundo. Burkina Faso assegurou a segunda posição e busca a inédita classificação ao torneio via repescagem.
Já Angola é a quarta colocada do Grupo D, com 11 pontos, e foi eliminada após empatar com Essuatíni (2 a 2). Cabo Verde lidera a chave com 20 pontos, seguido de perto por Camarões, com 18.
No Grupo I, Mali (terceiro) e Comores (quarto) também estão eliminados, ambos com 15 pontos. A disputa agora opõe apenas Gana (líder, com 22) e Madagascar (segundo, com 19).
Nesta quarta, Comores perdeu por 2 a 1 para Madagascar, enquanto Mali bateu Chade por 2 a 0 – mas não foi suficiente para manter as esperanças vivas.