A Itália se vê em xeque mais uma vez nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo. Tetracampeão, o país ficou fora dos dois últimos Mundiais: em 2018, na Rússia, e em 2022, no Catar.
Apenas o primeiro colocado de cada chave se classifica de forma direta à Copa de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá. O segundo jogará a repescagem, enquanto os demais são eliminados.
Os italianos ocupam a segunda posição do Grupo I, com nove pontos em quatro partidas. A Noruega lidera, com uma campanha perfeita: cinco vitórias em cinco rodadas e 15 pontos.
Israel (nove pontos em cinco jogos), Estônia (três pontos em cinco jogos) e Moldávia (nenhum ponto em cinco jogos) completam a classificação.
Classificação do Grupo I das Eliminatórias Europeias
- Noruega – 15 pontos em cinco jogos
- Itália – 9 pontos em quatro jogos (cinco gols de saldo)
- Israel – 9 pontos em cinco jogos (quatro gols de saldo)
- Estônia – 3 pontos em cinco jogos
- Moldávia – 0 ponto em cinco jogos
Data Fifa decisiva para a Itália
A sétima rodada do Grupo I será neste sábado. A partir das 13h (de Brasília), a Noruega recebe Israel no Estádio Ullevaal, na capital Oslo. Depois, às 15h45, a bola rola para Estônia x Itália, no Estádio Lilleküla, na estoniana Tallinn.
Os jogos são decisivos para as pretensões italianas nas Eliminatórias. Se perder e a Noruega vencer, a Itália fica praticamente fora da disputa por uma vaga direta. Restaria, assim, a briga por um lugar via repescagem.
Na oitava rodada, os italianos fazem confronto direto com Israel, no Estádio Friuli, em Udine, na Itália. A bola rola às 15h45 da próxima terça-feira (14/10). No mesmo dia, mas mais cedo, às 13h, Estônia e Moldávia se encaram novamente no Estádio Lilleküla. A Noruega folga.
Na Data Fifa de novembro, a Itália visita a Moldávia e recebe a Noruega nos dois últimos jogos das Eliminatórias. Os noruegueses também jogam duas vezes – a primeira delas em casa diante da Estônia.
Campanha da Itália nas Eliminatórias
A Itália tem três vitórias e uma derrota em quatro rodadas de Eliminatórias Europeias. Com isso, ocupa a segunda colocação do Grupo I, com nove pontos – seis a menos que os 15 da líder Noruega.
Os italianos estrearam com derrota por 3 a 0 para a Noruega em 6 de junho (sexta-feira), no Estádio Ullevaal. Depois, no dia 9 do mesmo mês (segunda-feira), venceram a Moldávia por 2 a 0 no Estádio Città del Tricolore, em Régio da Emília, na Itália.
A Itália, então, goleou a Estônia por 5 a 0 no Estádio Atleti Azzurri d’Italia, em Bérgamo, em 5 de setembro (sexta-feira). No dia 8 do mesmo mês (segunda-feira), uma vitória crucial: 5 a 4 sobre Israel, no Esta´dio Nagyerdei, em Debrecen, na Hungria.
Itália fora da Copa do Mundo
A Itália é uma das seleções mais tradicionais do futebol. Conquistou a Copa do Mundo em quatro ocasiões: 1934 (Itália), 1938 (França), 1982 (Espanha) e 2006 (Alemanha).
Os italianos só não participaram dos Mundiais de 1930 (Uruguai), 1958 (Suécia), 2018 (Rússia) e 2022 (Catar).