A Argélia é a 20ª seleção classificada para a Copa do Mundo de 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Nesta quinta-feira (9/10), a equipe derrotou a Somália por 3 a 0 e assegurou vaga em um Mundial pela quinta vez na história – antes, disputou o torneio em 1982, 1986, 2010 e 2014.
O atacante Mohamed El Amine Amoura, do Wolfsburg, abriu o placar para os argelinos logo aos sete minutos do primeiro tempo no Estádio Miloud Hadefi, em Bir El Djir, na Argélia. Depois, o astro Riyad Mahrez, do Al-Ahli, ampliou o marcador aos 19. O ex-atacante do Manchester City é o capitão e a grande estrela da equipe. Amoura, aos 12 da etapa final, completou a goleada.
Com o resultado, a Argélia chegou aos 22 pontos e garantiu a primeira colocação do Grupo G das Eliminatórias Africanas. Na décima e última rodada, os argelinos cumprem tabela diante da Seleção de Uganda, na próxima terça-feira (14/10), a partir das 13h (de Brasília), no Estádio Hocine-Aït-Ahmed, na argelina Tizi Ouzou.
Argélia em Copas do Mundo
A primeira vez da Argélia em Copas do Mundo foi na edição de 1982, na Espanha. O selecionado africano estreou de forma impactante: surpreendeu com uma vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha Ocidental. Depois, perdeu por 2 a 0 para a Áustria, superou o Chile por 3 a 2 e acabou eliminada na fase de grupos.
Retornou no Mundial de 1986, em uma campanha sem tanto brilho no Grupo D – o mesmo do Brasil. Os argelinos empataram por 1 a 1 com a Irlanda do Norte, perderam para os brasileiros por 1 a 0 e para a Espanha por 3 a 0. Com isso, caíram ainda na primeira fase novamente.
Foram 24 anos longe do principal palco do futebol mundial até a volta em 2010, na África do Sul. Mais uma vez, a campanha não foi das melhores. A Argélia caiu como última colocada do Grupo C, com um ponto. Na trajetória, perdeu por 1 a 0 para a Eslovênia, empatou sem gols com a Inglaterra e levou 1 a 0 dos Estados Unidos.
A melhor campanha argelina em Copas do Mundo foi no Brasil, em 2014. Foi a segunda colocada do Grupo H, com quatro pontos: perdeu por 2 a 1 para a Bélgica, derrotou a Coreia do Sul por 4 a 2 e empatou com a Rússia por 1 a 1. Assim, avançou ao mata-mata pela primeira vez. Nas oitavas de final, contudo, caiu com uma derrota por 2 a 1 na prorrogação para a Alemanha.
Países classificados para a Copa do Mundo de 2026
- Canadá (país-sede)
- Estados Unidos (país-sede)
- México (país-sede)
- Japão (Ásia)
- Irã (Ásia)
- Uzbequistão (Ásia)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Austrália (Ásia)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Argentina (América do Sul)
- Brasil (América do Sul)
- Equador (América do Sul)
- Uruguai (América do Sul)
- Colômbia (América do Sul)
- Paraguai (América do Sul)
- Marrocos (África)
- Tunísia (África)
- Egito (África)
- Argélia (África)
Divisão de vagas
- Europa: 16 vagas
- América do Sul: 6 vagas
- América do Norte e Central: 6 vagas
- Ásia: 8 vagas
- África: 9 vagas
- Oceania: 1 vaga
- Playoffs: 2 vagas
Novo formado da Copa do Mundo
Marcado para 11 de junho a 19 de julho de 2026, o próximo Mundial terá formato inédito. Além do novo número de seleções participantes (de 32 para 48), a competição terá cinco fases de mata-mata e será disputada em três países: Canadá, Estados Unidos e México.
As equipes serão divididas em 12 grupos com quatro times. As duas melhores de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória.