ELIMINATÓRIAS

Seleção vice-campeã do mundo precisa de ‘milagre’ para ir à Copa

Suécia perdeu por 2 a 0 para a Suíça nesta sexta-feira (10/10) e está na última colocação do Grupo B das Eliminatórias Europeias

Compartilhe
google-news-logo

Vice-campeã em 1958, a Suécia precisa de uma espécie de “milagre” para se classificar para a Copa do Mundo de 2026. Nesta sexta-feira (10/10), os suecos perderam em casa por 2 a 0 para a Suíça, na Strawberry Arena, em Solna, pela terceira rodada do Grupo B das Eliminatórias Europeias.

Os meias Granit Xhaka, do Sunderland, e Johan Manzambi, do Freiburg, marcaram os gols do triunfo que deixa os suíços perto do Mundial. Com o resultado, a equipe sobe para nove pontos (três vitórias em três jogos), na liderança da chave.

Apenas o primeiro colocado do grupo irá à Copa. O segundo disputará a repescagem, enquanto terceiro e quarto são eliminados. A Suécia aparece justamente na última posição, com apenas um ponto ganho. A campanha até aqui é de um empate e duas derrotas nas três rodadas disputadas.

Jogadores da Suécia durante derrota para a Suíça - (foto: Jonathan Nackstrand/AFP)
Jogadores da Suécia durante derrota para a Suíça(foto: Jonathan Nackstrand/AFP)

Na estreia, a Suécia empatou por 2 a 2 com a Eslovênia, no Stadion Stozice, na eslovena Liubliana, em 5 de setembro (sexta-feira). Depois, perdeu para Kosovo, novamente fora de casa, por 2 a 0, no Estádio Fadil Vokrri, em Pristina.

O principal perseguidor da Suíça na classificação é justamente Kosovo, que aparece na segunda colocação, com quatro pontos. Depois, a Eslovênia, com dois. Por fim, a própria Suécia, que tenta se recuperar para, quem sabe, conseguir ir à Copa nos Estados Unidos, México e Canadá.

O próximo jogo dos suecos é contra Kosovo. As equipes se enfrentam nesta segunda-feira (13/10), a partir das 15h45 (de Brasília), no Estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia, pela quarta rodada. Uma vitória pode recolocar a vice-campeã de 1958 na disputa.

As duas últimas partidas da Suécia nas Eliminatórias serão contra Suíça (fora de casa) e Eslovênia (em casa, em 15 e 18 de novembro, respectivamente.

Suécia em Copas do Mundo

A Suécia participou de 12 edições de Copa do Mundo. A melhor campanha foi em casa, em 1958, quando foi vice-campeã. Ao longo daquele Mundial, eliminou União Soviética e Alemanha Ocidental para chegar à final. Na decisão, levou 5 a 2 do Brasil, que conquistava o primeiro dos cinco títulos.

Participações da Suécia em Copas do Mundo

  • 1934 (Itália): eliminada nas quartas de final
  • 1938 (França): quarta colocada
  • 1950 (Brasil): terceira colocada
  • 1958 (Suécia): vice-campeã
  • 1970 (México): eliminada na fase de grupos
  • 1974 (Alemanha): eliminada na segunda fase
  • 1978 (Argentina): eliminada na fase de grupos
  • 1990 (Itália): eliminada na fase de grupos
  • 1994 (Estados Unidos): terceira colocada
  • 2002 (Coreia do Sul e Japão): eliminada nas oitavas de final
  • 2006 (Alemanha): eliminada nas oitavas de final
  • 2018 (Rússia): eliminada nas quartas de final
Compartilhe
google-news-logo