É difícil, quase impossível, mas Madagascar pode alcançar neste domingo (12/10) algo que parecia irreal: uma vaga inédita na Copa do Mundo de 2026. Para isso, precisa “tomar” o lugar da tradicional Seleção de Gana, tetracampeã da Copa Africana de Nações (1963, 1965, 1978 e 1982) e quatro vezes participante de Mundiais (2006, 2010, 2014 e 2022).
Gana lidera o Grupo I das Eliminatórias Africanas, com 22 pontos. A seguir, aparece Madagascar, em segundo, com 19. Apenas o primeiro colocado da chave irá de forma direta ao torneio nos Estados Unidos, México e Canadá. O vice-líder pode disputar uma vaga via repescagem. Os demais quatro participantes da chave (Mali, Comores, República Centro-Africana e Chade) estão eliminados.
Neste domingo, as equipes se enfrentam pela décima e última rodada das Eliminatórias. A missão de Madagascar não é fácil: tem de vencer Mali como visitante, torcer por uma derrota de Gana para Comores em casa e ainda tirar uma diferença de nada menos que oito gols de saldo.
Classificação do Grupo I
- Gana – 22 pontos (16 de saldo e 22 gols pró)
- Madagascar – 19 pontos (oito de saldo e 16 gols pró)
- Mali – 15 pontos (oito de saldo)
- Comores – 15 pontos (zero de saldo)
- República Centro-Africana – cinco pontos
- Chade – um ponto
Gana e Comores se enfrentam a partir das 16h (de Brasília) deste domingo, no Estádio Esportivo de Acra, em Acra, Gana. No mesmo horário, Madagascar vai ao Estádio do 26 de Março, em Bamaco, capital do Mali.
O outro jogo da chave opõe Chade e República Centro-Africana. A bola rola às 13h, no Estádio Marechal Idriss Déby Itno, em Jamena, capital do Chade.