Um país vizinho do Brasil vê o sonho de disputar a Copa do Mundo pela primeira vez na história ficar cada vez mais perto.
O Suriname, país na costa nordeste da América do Sul influenciado pela cultura do Caribe, lidera seu grupo nas Eliminatórias da Concacaf – que englobam países de Caribe, América Central e do Norte – e pode garantir em breve a classificação para o Mundial de 2026.
Como Estados Unidos, México e Canadá, seleções mais fortes da confederação, já estão garantidas na Copa por serem os países-sede, as chances de “azarões” vizinhos ao trio garantiram uma vaga aumentaram. É o caso do Suriname, que foi colonizado pelos Países Baixos e só conquistou sua independência em 1975. Entenda abaixo a situação do país na briga pelo feito histórico.
A situação do Suriname na briga por vaga inédita na Copa do Mundo
O vizinho do Brasil lidera o Grupo A, com seis pontos conquistados em quatro jogos – venceu uma vez e empatou outras três. Apenas o primeiro colocado vai diretamente ao Mundial – a seleção que ficar em segundo lugar vai à repescagem.
O vice-líder, contudo, está “na cola” do Suriname. O Panamá, que já disputou a Copa do Mundo em 2018, na Rússia, tem os mesmos seis pontos, mas leva a pior por ter um gol a menos (quatro a três).
A Guatemala é a terceira, com cinco pontos, enquanto El Salvador está na lanterna, com três. Curiosamente, o time que ocupa o último lugar é o único da chave que já disputou dois Mundiais – 1970, no México, e 1982, na Espanha.
Todas as seleções ainda têm chances de garantir vaga na Copa, pois restam duas rodadas da terceira fase das Eliminatórias. Veja data e horário dos jogos restantes.
Quinta rodada
- Suriname x El Salvador: 13/11 (quinta-feira), às 19h, no Estádio Franklin Essed, em Paramaribo (Suriname)
- Guatemala x Panamá: 13/11 (quinta-feira), às 19h, no Estádio El Trébol, na Cidade da Guatemala
Sexta rodada
- Panamá x El Salvador: 18/11 (terça-feira), às 22h, no Estádio Rommel Fernández Gutiérrez, na Cidade do Panamá
- Guatemala x Suriname: 18/11 (terça-feira), às 22h, no Estádio El Trébol, na Cidade da Guatemala