COPA DO MUNDO

Eliminatórias da Europa terão 6 duelos diretos por vaga na Copa do Mundo

Veja as 12 seleções que definem a vida na rodada final das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026

A sexta e última rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026 se inicia neste domingo (16/11) e terá seis duelos diretos na briga por vaga na competição mais importante do futebol, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

Itália e Noruega abrem a série de jogos decisivos a partir das 16h45 (de Brasília) deste domingo, no Estádio San Siro, em Milão. Contudo, os tetracampeões do planeta são os que têm o cenário mais improvável. A Azurra não precisa só de uma vitória, e sim de uma goleada histórica – no mínimo por nove gols de diferença, para superar a seleção nórdica nos critérios de desempate na liderança do Grupo I (ambas teriam 21 pontos).

Caso isso não aconteça, a Noruega vai diretamente à Copa como líder da chave; enquanto a Itália fica em segundo vai para a repescagem.

Na segunda-feira (15/11), outra potência do futebol mundial decide a vida – a Alemanha, que enfrenta a Eslováquia no Zentralstadion, em Leipzig, na Alemanha. As duas seleções estão empatadas com 12 pontos – a tetracampeã mundial, entretanto, lidera por ter saldo de gols melhor (sete a quatro). Os alemães, assim, precisam pelo menos do empate, enquanto os eslovacos têm que vencer para ir diretamente ao Mundial.

Na terça-feira (18/11), também a partir das 16h45, Kosovo e Suíça se encaram no Estádio Fadil Vokrri, em Kosovo. O cenário é bem mais favorável para os suíços, que lideram o Grupo B com 13 pontos. Os kosovares têm 10 e precisam de uma goleada histórica – pelo menos 6 a 0 – para tirar a ampla vantagem dos rivais no saldo de gols (12 a 1) e ir diretamente à Copa do Mundo.

No mesmo dia e no mesmo horário, Espanha e Turquia se enfrentam no Estádio La Cartuja de Sevilla, na Espanha. Os campeões mundiais de 2010 têm 15 pontos, contra 12 dos turcos, e 14 a mais no saldo de gols. Dessa forma, o time do país eurasiático precisa aplicar, no mínimo, 7 a 0 para “fugir” da repescagem e ir diretamente ao Mundial.

Também a partir das 16h45 de terça-feira (18/11), outros dois confrontos diretos decidem as vidas de quatro seleções europeias.

No Hampden Park, em Glasgow, na Escócia, Escócia e Dinamarca se encaram – os mandantes têm 10 pontos, lideram o Grupo C e têm que ganhar a todo custo para ir diretamente à Copa, enquanto os visitantes têm 11 pontos e precisam pelo menos do empate.

No Ernst-Happel, em Viena, na Áustria, Áustria e Bósnia e Herzegovina se enfrentam. Líderes do Grupo H das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, os austríacos têm 18 pontos e podem até empatar, enquanto os bósnios, vice-líderes da chave, precisam da vitória fora de casa.

Agenda dos jogos decisivos das Eliminatórias Europeias da Copa

Domingo (16/11), às 16h45 (de Brasília)

  • Itália x Noruega, no San Siro, na Itália (Grupo I)

Segunda-feira (17/11), às 16h45 (de Brasília)

  • Alemanha x Eslováquia, no Zentralstadion, em Leipzig, na Alemanha (Grupo A)

Segunda-feira (18/11), às 16h45 (de Brasília)

  • Suíça x Kosovo, no Estádio Fadil Vokrri, em Kosovo (Grupo B)
  • Escócia x Dinamarca, no Estádio Hampden Park, em Glasgow, na Escócia (Grupo C)
  • Espanha x Turquia, no Estádio La Cartuja de Sevilla, na Espanha (Grupo E)
  • Áustria x Bósnia, no Estádio Esrnst-Happel, em Viena, na Áustria (Grupo H

Compartilhe
Sair da versão mobile