ELIMINATÓRIAS

Sensação da Copa de 2014 precisa de combinações para garantir vaga em 2026

Há 11 anos, a seleção foi a sensação da Copa do Mundo no Brasil. Porém é necessária uma combinação de resultados para disputar em 2026

De sensação na Copa do Mundo de 2014 ao posto de “azarão” por uma vaga para o Mundial de 2026. Uma década depois de ir bem no Brasil, o time de Costa Rica vive um momento bem diferente e precisa de uma combinação de resultados na última rodada das Eliminatórias da Concacaf para estar no torneio que será realizado em Canadá, Estados Unidos e México.

Como as seleções mais fortes da federação já estão garantidas na Copa por serem os países-sede, as chances de “azarões” vizinhos ao trio garantirem uma vaga aumentaram. Na atual fase, o líder de cada grupo irá diretamente ao Mundial, enquanto os dois melhores segundos colocados dos três grupos disputarão a repescagem intercontinental em março de 2026. Mesmo assim, a Costa Rica não aproveitou.

Com apenas uma vitória em cinco jogos – empatou em três oportunidades e perdeu uma vez -, os costa-riquenhos somaram seis pontos e estão na terceira colocação do Grupo C das Eliminatórias da Concacaf, atrás de Honduras e Haiti, que têm oito – veja a classificação no fim da matéria.

Na última rodada, que ocorrerá com todos os jogos simultâneos às 22h de terça-feira (18/11), a Costa Rica receberá a equipe hondurenha com a necessidade de vencer e torcer para que a eliminada Nicarágua bata o Haiti fora de casa. Nesta combinação, a vaga direta é do país centro-americano de 5 milhões de habitantes.

Se esse cenário não ocorrer, a única forma de os costa-riquenhos irem ao Mundial é por meio da repescagem intercontinental. Para isso, a combinação de resultados aumenta, já que teria que ficar de olho no Grupo A, não permitindo que Suriname ou Panamá não some pontos. Uma situação bem complexa e delicada.

Costa Rica na Copa do Mundo de 2014

Na quarta participação em Copas do Mundo na história, a Costa Rica se tornou “xodó” no Brasil, foi a grande sensação da Copa do Mundo de 2014 e fez a melhor campanha de um país da América Central.

Logo no sorteio, a eliminação costa-riquenha aparentava óbvia: a equipe entrou no Grupo D, ao lado dos campeões mundiais Inglaterra, Itália e Uruguai. Mesmo assim, o time não se intimidou, venceu uruguaios e italianos, empatou com os ingleses e se classificou em primeiro.

Nas oitavas de final, a Costa Rica empatou por 1 a 1 com a Grécia e triunfou por 5 a 3 na disputa por pênaltis. Já nas quartas, o jogo não teve gols no tempo normal, e a marca da cal apontou 4 a 3 para a Holanda.

Por isso, saiu da Copa do Mundo de 2014 sem perder, com apenas dois gols sofridos em cinco partidas e com um desempenho inesquecível da equipe liderada por Keylor Navas, Joel Campbell e Bryan Ruíz.

Grupo C das Eliminatórias da Concacaf

  1. Honduras – 8 pontos, 2 vitórias e +3 de saldo
  2. Haiti – 8 pontos, 2 vitórias e +1 de saldo
  3. Costa Rica – 6 pontos, 1 vitória e +2 de saldo
  4. Nicarágua – 4 pontos, 1 vitória e -6 de saldo
Compartilhe
Sair da versão mobile