ELIMINATÓRIAS PARA A COPA

Ex-técnico do Flamengo vai aos prantos em entrevista por perder vaga na Copa

Experiente Reinaldo Rueda, de 68 anos, não conseguiu levar a seleção de Honduras para o Mundial de 2026 e chorou em coletiva

Compartilhe
google-news-logo

Ex-técnico do Flamengo, o colombiano Reinaldo Rueda foi aos prantos durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (19/11). O motivo: não conseguiu levar a seleção de Honduras à Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.

“Perdão, mas acho que é um momento duro. Acho que hoje o futebol nos dá uma lição de humildade, de que não se ganha partidas antes da hora, que talvez tenhamos feito um bom trabalho, mas não o suficiente”, disse Rueda, entre pausas e lágrimas.

Os hondurenhos chegaram à sexta e última rodada do Grupo C das Eliminatórias da Concacaf na liderança, com oito pontos. Haiti tinha o mesmo número, mas era vice-líder, já que perdia no saldo de gols (três a um).

Na rodada decisiva dessa terça-feira (18/11), os haitianos venceram a Nicarágua por 2 a 0, no Estádio Ergilio Hato, em Curaçao. Com isso, chegaram aos 11 pontos e saldo três.

Nesse cenário, Honduras precisava vencer – independentemente da diferença de gols – para igualar a pontuação do Haiti e superar o rival no saldo.

Isso bastaria para os hondurenhos ficarem na primeira colocação, que lhes garantiria uma vaga direta na Copa do Mundo.

No entanto, o time de Reinaldo Rueda ficou no empate sem gols com a Costa Rica, no Estádio Nacional, em San José, capital costa-riquenha. Com isso, terminaram em segundo lugar da chave e viram Haiti se classificar.

Fora até da repescagem

Honduras terminou em segundo lugar do Grupo C, com nove pontos. Pelo regulamento, os dois melhores segundos colocados das Eliminatórias da Concacaf disputarão a repescagem – ou seja, ainda sonham com a vaga na Copa.

No entanto, Honduras foi a terceira melhor segunda colocada (a pior, no caso, já que eram três grupos). Jamaica (11 pontos, segunda do Grupo B) e Suriname (nove pontos, segunda do Grupo A) jogarão a repescagem intercontinental.

Suriname, aliás, teve a mesma pontuação de Honduras: nove pontos. O saldo de gols (três) também foi o mesmo, mas os hondurenhos perderam a vaga na repescagem pelo número de gols marcados (cinco a nove).

Drama para Rueda

Rueda vive um drama após ficar fora da segunda Copa do Mundo seguida. No último ciclo, o treinador assumiu o Chile, em 2018, com o objetivo de recolocar o país no Mundial de 2022, no Catar.

No entanto, deixou a seleção em 2021 para assumir a Colômbia. No comando do time do país onde nasceu, não conseguiu a vaga.

Ele já dirigiu seleções em duas Copas do Mundo: a própria Honduras, em 2010, e o Equador, em 2014.

Reinaldo Rueda no Flamengo

Campeão da Copa Libertadores de 2016 pelo Atlético Nacional, Reinaldo Rueda chamou a atenção do Flamengo, que o contratou no ano seguinte. A passagem pela Gávea, contudo, terminou rapidamente.

O colombiano deixou o clube rubro-negro em janeiro de 2018 ao aceitar um convite da Seleção Chilena, que topou pagar a multa de cerca de 400 mil dólares (por volta de R$ 1,3 milhão na época) para contratá-lo.

Rueda dirigiu o Flamengo em 31 partidas, com 13 vitórias, 10 empates e oito derrotas (52,6% de aproveitamento). Ele foi vice-campeão da Copa do Brasil (perdeu para o Cruzeiro) e da Copa Sul-Americana (perdeu para o Independiente, da Argentina).

Compartilhe
google-news-logo