SELEÇÃO BRASILEIRA

Sob gritos de ‘olé’, Brasil é dominado e perde para Uruguai nas Eliminatórias

Seleção Brasileira não conseguiu jogar, deu apenas três chutes e foi derrotada no estádio Centenário, em Montevidéu
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Sob gritos de olé da torcida adversária, o Brasil foi dominado e perdeu para o Uruguai por 2 a 0 na noite desta terça-feira (17/10), no estádio Centenário, em Montevidéu, pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Com o resultado, os uruguaios ultrapassaram o Brasil e assumiram a vice-liderança do torneio, com sete pontos. A Seleção Brasileira tem a mesma pontuação, mas marcou um gol a menos e está em terceiro.

A derrota significou o primeiro tropeço de Fernando Diniz à frente da equipe, quebrou sequência invicta de oito anos do Brasil nas Eliminatórias e derrubou tabu do Uruguai, que não vencia o clássico sul-americano há 22 anos.

Além do desempenho aquém na partida, o Brasil teve uma baixa na partida. No fim da primeira metade do clássico, Neymar lesionou o joelho esquerdo e deixou o campo chorando.

O jogo

O começo da partida não teve chances contundentes de gol, e sim duas estratégias que podiam claramente ser observadas: enquanto o Brasil tocava passes no campo de defesa e esperava pacientemente o Uruguai, a ‘Celeste’ subia a marcação e pressionava a saída de bola.

Aos 26, Gabriel Jesus fez bonita jogada individual, driblou dois marcadores uruguaios mas, na hora de finalizar, acabou travado pela defesa mandante.

A primeira oportunidade de perigo, finalização, só foi acontecer aos 41 minutos. E já com gol: Maxi Araújo recebeu pela esquerda, bateu Yan Couto na corrida e cruzou com precisão, na direção de Darwin Núñez. O centroavante do Liverpool inaugurou o marcador.

Aos 43, Neymar tentou jogada individual pela intermediária, recebeu a marcação uruguaia e, com o choque, desabou no chão. Com muitas dores no joelho esquerdo, o camisa 10 imediatamente sinalizou substituição e, aos prantos, deixou o campo de maca.

2º tempo

O primeiro chute da Seleção só foi sair aos 15 minutos da etapa final: Rodrygo cobrou escanteio e Gabriel Magalhães subiu para o cabeceio, mas a bola passou por cima.

Oito minutos depois, Rodrygo acertou o travessão. Após bela cobrança de falta, o camisa 11 do Brasil cravou o poste de Rochet, arrancando suspiros no Estádio Centenário.

Aos 31, o Uruguai ampliou o placar. O time da casa arremessou lateral para dentro da área, Darwin Núñez fez o pivô, encarou marcação dupla e, na queda, conseguiu servir De la Cruz por dentro. O camisa 7, livre e com o gol aberto, só teve o trabalho de empurrar para as redes: 2 a 0.

Ficha técnica

Uruguai 2 x 0 Brasil

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai
Data: Terça-feira, 17 de outubro de 2023
Horário: 21h00 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Alberto Ponte (VEN) e Antoni García (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Ronald Araújo, Pablo Quiroga (auxiliar), Darwin Núñez e Nández (Uruguai); Rodrygo, Casemiro, Ederson, Gabriel Jesus e Matheus Cunha (Brasil)

Gols: Darwin Núñez, aos 41 minutos do 1ºT e De la Cruz, aos 31 minutos do 2ºT (Uruguai)

URUGUAI: Rochet; Nández (Bruno Méndez), Ronald Araújo, Cáceres e Mathías Oliveira (Viña); Ugarte, Valverde e De la Cruz; Pellistri (Piquerez), Maxi Araújo (Vecino) e Darwin Núñez
Técnico: Marcelo Bielsa

BRASIL: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto (Guilherme Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Raphael Veiga) e Neymar (Richarlison); Vinícius Jr. (Matheus Cunha), Rodrygo e Gabriel Jesus
Técnico: Fernando Diniz

Compartilhe