O lateral-direito William, do Cruzeiro, foi convocado para representar a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Ele substituirá Yan Couto, cortado por problemas clínicos. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (29/8) pelo técnico Dorival Júnior.
“Tivemos um problema clínico com o atleta Yan, do Borussia Dortmund. Por isso, estamos convocado William, do Cruzeiro”.
Dorival Júnior
Os escolhidos de Dorival se apresentam em Curitiba na segunda-feira (2) para o início da preparação. O Brasil enfrenta o Equador no Couto Pereira, na sexta-feira (6), e o Paraguai em Assunção, na terça-feira (10).
A temporada de William
William é um dos destaques do Cruzeiro em 2024. O lateral-direito disputou até aqui 42 partidas, com quatro gols anotados e nove assistências.
Além de contribuir na criação de jogadas, William é um exímio marcador. Segundo o SofaScore, o camisa 12 da Raposa lidera o ranking de desarmes do Brasileirão, com média de 3,5 por partida.
Com perfil de liderança e raça em campo, William se tornou um dos atletas do elenco do Cruzeiro a usar a braçadeira de capitão nesta temporada.
O contrato entre o clube celeste e jogador de 29 anos vai até dezembro de 2026.
Como o Cruzeiro reagiu à convocação?
Nas redes sociais, o Cruzeiro exaltou a ida de William para a Seleção Brasileira. Veja abaixo a publicação na rede social X.
A conta em português do Wolfsburg, clube pelo qual o lateral jogou 83 partidas na Alemanha, também reagiu ao chamado de William por Dorival Júnior.
William vai desfalcar o Cruzeiro?
William não deverá desfalcar o Cruzeiro porque Brasileirão será paralisado durante a data Fifa.
No domingo (1º/9), às 11h, no Mineirão, a Raposa enfrenta o Atlético-GO, pela 25ª rodada. Depois, entrará em campo diante do São Paulo, possivelmente no dia 15 de setembro, pela 26ª rodada.
Medalhista de ouro
O site da CBF destacou a participação de William nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. À época no Internacional, o lateral esteve em campo em três jogos da campanha que deu ao Brasil a medalha de ouro no futebol masculino.
Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo
O Brasil ocupa a sexta posição nas Eliminatórias da Copa, com sete pontos em seis rodadas. A colocação representa o “limite” para se classificar diretamente ao Mundial, uma vez que a seleção que terminar em sétimo vai para a repescagem em março de 2026.
Argentina (15), Uruguai (13), Colômbia (12), Venezuela (9) e Equador (8) estão à frente da Seleção Brasileira na tabela.
A próxima edição da Copa do Mundo contará com 48 nações e será realizada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México.
Lista de convocados (atualizada)
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City)
- Laterais-direitos: Danilo (Juventus) e William (Cruzeiro)
- Laterais-esquerdos: Guilherme Arana (Atlético) e Wendell (Porto)
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinícius Júnior (Real Madrid)