ELIMINATÓRIAS

Brasil x Equador: onde assistir, horário e escalações pelas Eliminatórias da Copa

Brasil e Equador se enfrentam nesta sexta-feira (6), às 22h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela sétima rodada das Eliminatórias
Foto do autor
Compartilhe

De olho em uma classificação sem sustos para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil precisa a todo custo da vitória sobre o Equador. As seleções se enfrentam na noite desta sexta-feira (6/9), a partir das 22h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Veja informações sobre onde assistir, prováveis escalações, arbitragem e mais.

Brasil x Equador pelas Eliminatórias: onde assistir ao vivo?

  • O jogo entre Brasil e Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo passará na Globo (TV aberta) e no Sportv (TV fechada).

Campanha do Brasil

Até aqui, a caminhada do Brasil nas Eliminatórias da Copa é marcada por desconfiança e incertezas. Nas seis primeiras rodadas, o técnico era Fernando Diniz, que conciliava sua função na Seleção com o comando do Fluminense. Se no clube ele obteve sucesso ao conquistar a Copa Libertadores de 2023, à frente do escrete nacional lidou com dificuldades e muitas críticas.

A equipe ganhou apenas os dois primeiros jogos – 5 a 1 na Bolívia e 1 a 0 sobre o Peru. Depois, empatou em casa com a Venezuela, por 1 a 1. Por fim, perdeu para Uruguai (2 a 0), Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0) – sequência que até então nunca havia ocorrido no torneio qualificatório para o Mundial. Assim, o país ocupa o sexto lugar, com sete pontos.

A chegada de Dorival Júnior

Após uma frustrada negociação com o técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu Fernando Diniz em janeiro de 2024 e contratou Dorival Júnior. Pela Seleção, o ex-técnico do São Paulo está invicto – três vitórias e cinco empates em oito jogos -, porém o time ainda não emplacou um futebol que encantasse os torcedores.

Sem o craque Neymar, em fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo, o Brasil fez duelo equilibrado com duas seleções europeias no mês de março: ganhou da Inglaterra por 1 a 0 empatou com a Espanha por 3 a 3. Posteriormente, na preparação para a disputa da Copa América, venceu o México por 3 a 2 e ficou em igualdade diante dos Estados Unidos: 1 a 1.

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira - (foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira(foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Copa América

Na Copa América, o Brasil sobrou apenas no confronto com o Paraguai, do qual saiu vitorioso por 4 a 1. Nas demais partidas, empatou com Costa Rica (0 a 0), Colômbia (1 a 1) e Uruguai (0 a 0). Este último resultado, nas quartas de final do torneio, levou o jogo para os pênaltis, e a Seleção foi eliminada ao perder por 4 a 2.

A retomada das Eliminatórias

Na retomada das Eliminatórias, o Brasil se concentra exclusivamente em alcançar uma posição mais confortável, uma vez que a Argentina, principal adversária, disparou na liderança, com 18 pontos, ao ganhar do Chile por 3 a 0, mesmo sem seu principal jogador, o atacante Lionel Messi, que se recupera de lesão no tornozelo direito.

Além do embate de hoje com o Equador, o Brasil encara o Paraguai na terça-feira (10/9), às 21h30, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias.

Os desfalques por lesão

Da convocação original feita pelo técnico Dorival Júnior, o Brasil foi obrigado a cortar quatro jogadores por lesão: o lateral-direito Yan Couto (Borussia Dortmund), os atacantes Savinho (Manchester City) e Pedro (Flamengo) e o zagueiro Éder Militão (Real Madrid).

Dos atletas retirados da lista, Pedro foi quem se machucou mais gravemente. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante treino no CT do Caju, do Athletico-PR.

Pedro, atacante da Seleção Brasileira e do Flamengo - (foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Pedro rompeu o LCA ao sofrer entorse no joelho esquerdo durante treinamento(foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Artilheiro do Flamengo em 2024, com 30 gols em 43 partidas, o centroavante de 27 anos terá de passar por cirurgia e se afastará dos gramados por pelo menos oito meses.

Até o momento, a CBF anunciou três substitutos: o lateral-direito William (Cruzeiro) e os atacantes Lucas Moura (São Paulo) e João Pedro (Brighton).

Prováveis escalações

  • Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinícius Júnior e Luiz Henrique. Técnico: Dorival Júnior
  • Equador: Galíndez, Preciado, Torres, Hincapié e Estupiñán; Moisés Caicedo, Gruezo e Alan Franco; Kendry Páez, Enner Valencia e Sarmiento. Técnico: Sebastián Becacecce

Os personagens da Seleção

Em entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior lamentou o ocorrido com Pedro, enquanto o volante Bruno Guimarães comentou como será a postura do Brasil contra o Equador.

Para uma equipe que está em formação, tentando encontrar equilíbrio, é natural que algumas alterações e algumas peças faltantes nos tragam um complicador. Lamento muito a situação do Pedro. Tinha uma expectativa positiva do que ele poderia nos entregar, mas temos de olhar pelo lado humano, da pessoa, e lamentamos profundamente. Agora temos de buscar soluções dentro do nosso grupo. Queremos dois ou três resultados para as coisas caminharem de forma mais tranquila.

Dorival Júnior

“Queremos um time com muita movimentação. Não queremos marcar posição, e sim rodar bastante o primeiro, o segundo e até o terceiro homem (do meio-campo). Dificultar a marcação deles, o Dorival está com isso na cabeça. Sem dúvidas vou ter mais participação no ataque, com mais liberdade para pisar na área. Sinto-me confortável em desempenhar essa função. Espero fazer um grande jogo e conquistar os três pontos em Curitiba, uma cidade muito especial para mim”.

Bruno Guimarães

Arbitragem de Brasil x Equador

O quadro de árbitros de Brasil x Equador é todo da Argentina.

  • Árbitro: Facundo Tello
  • Assistentes: Ezequiel Brailosky e Gabriel Chade
  • VAR: Silvio Trucco

Convocação do Brasil

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City)
  • Laterais-direitos: Danilo (Juventus) e William (Cruzeiro)
  • Laterais-esquerdos: Guilherme Arana (Atlético) e Wendell (Porto)
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG)
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham)
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Lucas Moura (São Paulo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Júnior (Real Madrid)
Compartilhe