SELEÇÃO BRASILEIRA

Arana, do Atlético, tem novo concorrente na Seleção Brasileira

Lateral-esquerdo que atua na França 'toma' vaga de Wendell, do Porto, na convocação da Seleção desta sexta (27/9); jovem já foi concorrente de Arana na Seleção Olímpica
Foto do autor
Compartilhe

Presente em três das quatro convocações de Dorival Júnior na Seleção Brasileira, Guilherme Arana demonstra ser o atual nome de confiança do técnico para a lateral-esquerda. Titular nos últimos quatro jogos da equipe nacional, o defensor do Atlético tem novo concorrente na posição: Abner, do Lyon, da França.

Convocado nesta sexta-feira (27/9) para defender o time principal do Brasil pela primeira vez, o jovem de 24 anos é cria da Ponte Preta e se destacou no país pelo Athletico-PR, onde atuou entre 2019 e 2023. Em terras francesas desde julho, quando foi contratado por 8 milhões de euros (cerca de R$ 47,6 milhões, na cotação atual) junto ao Real Betis, da Espanha, ele tem sido presença constante nas escalações iniciais do treinador Pierre Sarge.

Abner entra no lugar de Wendell, do Porto, de Portugal, que vinha sendo o concorrente de Arana na Seleção e havia sido chamado por Dorival em todas as convocações até então. Na primeira Data Fifa em que o técnico esteve à frente da equipe, em março, ele foi titular na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres, e no empate por 3 a 3 com a Espanha, no Santiago Berabéu, em Madri, e recebeu elogios pelas boas atuações.

O lateral de 31 anos, contudo, não vive boa fase no time português. Ele iniciou a temporada como reserva e esteve presente em apenas um dos oito jogos do Porto em 2024/2025 – na vitória por 2 a 0 sobre o Rio Ave, no dia 24 de agosto, quando entrou no segundo tempo e ficou em campo por pouco mais de 22 minutos.

Novo ‘velho’ concorrente

Esta não será a primeira vez em que Arana e Abner são concorrentes. Ambos faziam parte do elenco da Seleção Olímpica que foi campeã dos Jogos de Tóquio 2020 (disputados em 2021).

O lateral do Atlético foi o titular da lateral-esquerda durante toda a campanha medalhista de ouro. Já o defensor do Lyon somou cerca de cinco minutos em campo na competição: entrou em apenas uma partida, contra a Arábia Saudita, aos 44 minutos do segundo tempo, pela terceira rodada da fase de grupos, justamente no lugar do jogador do Galo. O Brasil venceu o jogo por 3 a 1.

Leia também: Novidade na convocação da Seleção, Igor Jesus foi alvo do Atlético no início do ano

Jogos da Seleção Brasileira na próxima Data Fifa

  • Chile x Brasil: dia 10 de outubro, às 21h, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago, pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo
  • Brasil x Peru: dia 15 de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo

Compartilhe