O ex-jogador e comentarista Walter Casagrande criticou o desempenho de Neymar, camisa 10 da Seleção Brasileira e do Al-Hilal, antes da grave lesão que o afasta dos gramados há um ano.
O astro brasileiro lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e também o menisco na derrota do Brasil para o Uruguai por 2 a 0, em 17 de outubro de 2023, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
“O cara (Neymar) não joga há um ano. Ele ainda não foi inscrito no Campeonato Árabe. Para começar a se discutir, ele tem que voltar a jogar e ter condições clínicas para poder ser testado. Sem isso, não faz sentido essa discussão”, inicia, no programa Uol News Esporte, nesta quarta-feira (9/10).
“Aí eu vejo uma reportagem: ‘Um ano sem o Neymar. Olha como a Seleção foi mal’. Mas e os últimos 12 meses antes de o Neymar machucar, foi bem a Seleção sem ele? A Seleção estava legal? Ele estava arrebentando? Desequilibrou? Fez gol decisivo? Levou o Brasil a algum lugar nos últimos 12 meses antes da lesão? Não”, afirma.
“Agora, ele está há um ano sem jogar. Não muda nada por enquanto. Só vai mudar, possivelmente, quando ele voltar a jogar. Se ele voltar a jogar melhor do que nos 12 meses antes de ele se machucar, aí eu acho que faz diferença. Ele é um jogador muito técnico”, adiciona.
“Não tem mais força e não tem mais arranque. Teve uma contusão gravíssima, que é ligamento cruzado, que modifica a mobilidade do jogador. Mas ele tem a técnica… Ele não pode querer voltar a carregar a bola como ele carregava sempre e nos últimos anos não estava dando em nada. Ele tem que voltar e tocar. Ser inteligente para jogar. Se quiser jogar como jogava antes, vai ser uma presa mais fácil do que estava sendo”, critica.
“Calma. O Brasil está mal. O Brasil está desesperado para encontrar um cara criativo. Pode ser o Neymar? Pode, mas enquanto ele não voltar a jogar, entrar em campo, tomar pancada, dividir, mudar de posição, girar em cima do joelho, nós não podemos ter uma avaliação”, pontua.
Neymar pelo Brasil antes de lesão
Em 2023, Neymar disputou quatro jogos pela Seleção, todos pelas Eliminatórias.
Ele atuou nas vitórias do Brasil sobre a Bolívia, em 8 setembro, por 5 a 1 (gol e duas assistências) e o Peru, em 12 de setembro, por 1 a 0 (assistência), no empate com Venezuela, em 12 de outubro, por 1 a 1 (assistência) e parte da partida contra o Uruguai.
Brasil sem Neymar
Após a lesão do camisa 10, a equipe brasileira disputou oito jogos oficiais. Foram três derrotas, duas vitórias e três empates. Em 2024, a equipe foi eliminada da Copa América ainda nas quartas de final e ocupa o quinto lugar na tabela das Eliminatórias.
Próximos Jogos do Brasil
O Brasil disputará dois jogos nesta Data Fifa. Os jogadores convocados pelo técnico Dorival Júnior vão representar a Seleção contra Chile e Peru nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
O primeiro compromisso da equipe brasileira é o duelo com o Chile nesta quinta-feira (10/10), às 21h (de Brasília), no Estádio Nacional de Chile, em Santiago.
Depois, o Brasil enfrenta o Peru na próxima terça-feira (15/10), às 21h45 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.