O meia Matheus Pereira, do Cruzeiro, estreou pela Seleção Brasileira na partida contra o Peru, nesta terça-feira (15), pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Ele entrou no lugar de Igor Jesus, aos 32 minutos do segundo tempo, quando o placar já mostrava 4 a 0 – dois gols de Raphinha, um de Andreas Pereira e um de Luiz Henrique.
Embora tenha tocado poucas vezes na bola, uma vez que a Seleção diminuiu o ritmo no fim do confronto, Pereira quase marcou um gol de fora da área. Aos 38 minutos, o armador cruzeirense recebeu passe de Luiz Henrique, ajeitou para o pé canhoto e chutou com bastante perigo ao lado esquerdo da meta defendida por Pedro Gallese.
Matheus vestiu a camisa 8 do Brasil em substituição a Lucas Paquetá, que cumpriu suspensão por causa do segundo cartão amarelo acumulado na vitória por 2 a 1 sobre o Chile, em Santiago, na última quinta-feira (10).
Matheus Pereira pelo Cruzeiro
Matheus Pereira é o grande destaque do Cruzeiro em 2024. Ele soma nove gols e 13 assistências em 48 jogos nesta temporada.
No SofaScore, aplicativo de estatísticas, o número 10 da Raposa tem a maior nota (7.62) entre os jogadores do futebol brasileiro. Além dos gols e assistências, são 113 passes decisivos e 68 dribles certos (60% de aproveitamento).
As atuações de encher os olhos dos torcedores celestes – com maior destaque no início do Campeonato Brasileiro – despertaram a atenção de Dorival Júnior.
O técnico do Brasil já tinha Pereira no radar há quase dois meses, mas só concedeu chance na Seleção a partir da suspensão de Paquetá.
À espera de Matheus Pereira, o Cruzeiro enfrenta o Bahia na sexta-feira (18), às 21h30, no Mineirão, pela 30ª rodada do Brasileirão. O clube celeste está na oitava posição, com 43 pontos (12 vitórias, 7 empates e 10 derrotas), e sonha com a ida à Libertadores de 2025.
Brasil nas Eliminatórias
Com a goleada por 4 a 0 sobre o Peru, o Brasil chegou a 16 pontos nas Eliminatórias e se manteve em quarto lugar. O Uruguai, terceiro colocado, também contabiliza 16 pontos, mas tem melhor saldo de gols: 7 a 6.
O próximo compromisso da Seleção será contra a Venezuela, no dia 14 de novembro (quinta-feira), às 18h (de Brasília), no Estádio Monumental de Maturín.
Posteriormente, o Brasil mede forças com o Uruguai, em 19 de novembro (terça), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Os seis melhores países ao fim do torneio vão à Copa do Mundo de 2026. O sétimo disputará um playoff contra nações de outros continentes para definir se também jogará o Mundial.
Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. O torneio contará com 48 seleções distribuídas em 12 grupos.
O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam à segunda fase. A partir da li, haverá duelos de mata-mata até que se conheça o campeão.
A distribuição das vagas para a Copa ocorrerá da seguinte forma:
- Uefa (Europa): 16 seleções
- CAF (África): 9 seleções
- AFC (Ásia): 8 seleções
- Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe): 6 seleções
- Conmebol (América do Sul): 6 seleções
- OFC (Oceania): 1 seleção
- Play-off (todos os continentes): 2 seleções