SELEÇÃO BRASILEIRA

Quem é Vanderson, lateral-direito que será titular da Seleção Brasileira contra o Peru

Destaque do Mônaco, da França, Vanderson é cria do Grêmio e ganhará primeira oportunidade de titular na Seleção Brasileira
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Eder traskini, Igor Siqueira e Lucas Musetti Perazolli – O lateral-direito Vanderson, do Mônaco, time que joga o Campeonato Francês, terá chance para desbancar Danilo na Seleção Brasileira após cinco anos.

Cria do Grêmio e natural de Rondonópolis, no interior do Mato Grosso, o jovem de 23 anos será titular da equipe nacional pela primeira vez contra o Peru, nesta terça-feira (15/10), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Em baixa, Danilo vai para o banco de reservas. O jogador da Juventus, da Itália, tem status de titular absoluto do Brasil há cinco anos.

A opção de Dorival Júnior tem a ver com o objetivo de vencer e convencer com ofensividade diante do Peru, após as recentes atuações ruins da Seleção. Cria do América, Danilo é mais defensivo – inclusive, é zagueiro reserva na Juve -, característica oposta em relação a Vanderson, que atua praticamente como um ala.

“(Vanderson) se destacou muito no Grêmio, mas sempre percebi alguma dificuldade defensiva. Ele evoluiu muito nessa ida para a França. É um jogador que vem numa crescente, assim como já tivemos outros laterais que deixaram boa impressão. William e Yan Couto da mesma forma, não tiveram a oportunidade que o Vanderson terá agora. Que ele faça da melhor forma, evoluiu muito e tem total condição de encontrar um caminho”

Dorival Júnior, técnico do Brasil, sobre Vanderson

Vanderson pelo Mônaco

Vanderson tem um gol e três assistências em oito jogos pelo Monaco na temporada 2024/2025. Ele deu dois passes para os gols da vitória por 2 a 1 do time francês sobre o Barcelona, na primeira rodada da Uefa Champions League, no Estádio Louis II, em Mônaco.

O mato-grossense defende a equipe desde a temporada 2021/2022 e tem, no total, sete gols e 12 assistências em 93 jogos.

Vanderon pela Seleção

Vanderson jogou duas vezes pela Seleção Brasileira: uma sob o comando de Ramón Menezes, em junho de 2023, quando entrou nos acréscimos da vitória por 4 a 1 em amistoso contra Guiné, e outra com Fernando Diniz, em novembro do ano passado, quando entrou no final da vitória por 1 a 0 sobre o Peru, em Lima, pela segunda rodada das Eliminatórias. Na terceira convocação, em outubro de 2023, ele acabou sendo cortado por lesão no joelho.

Diniz apostava muito em Vanderson e pensava no atleta como titular antes de ser demitido no início deste ano. O atual treinador do Cruzeiro entende que o jovem de 23 anos tem capacidade para se tornar um lateral completo.

Cobiçado por clubes como Tottenham, da Inglaterra, e Napoli, da Itália, recentemente, Vanderson se junta à corrida pela vaga aberta na lateral-direita. Nomes como Emerson Royal, Yan Couto, William e Arthur não conseguiram se firmar ao lado de Danilo.

Compartilhe