SELEÇÃO BRASILEIRA

Mesmo na final da Libertadores, Atlético e Botafogo têm atletas convocados para a Seleção

Técnico Dorival Júnior anunciou lista com 23 convocados do Brasil para jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo em novembro
Foto do autor
Compartilhe

O técnico Dorival Júnior anunciou, nesta sexta-feira (1º/11), os 23 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira nas partidas contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, que serão disputadas nos dias 14 e 19 de novembro. Na lista, chamou atenção a presença de jogadores dos finalistas da Copa Libertadores: lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético, e Botafogo – os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique.

Os três estiveram presentes na última lista de Dorival – um deles, Arana, foi cortado por lesão. No entanto, esperava-se que eles seriam poupados para que pudessem focar na preparação para a grande decisão da Libertadores. Antes da Data Fifa, o Galo também tem pela frente a final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, nos dias 3 e 10 de novembro.

Novato e ausência surpreendente

A lista de convocados de Dorival tem nome inédito: o zagueiro Murillo, cria do Corinthians e destaque do Nottingham Forest, da Inglaterra. Ele terá a oportunidade de estrear pela Seleção Brasileira.

Chamam atenção também os retornos do atacante Estêvão, do Palmeiras, chamado pela primeira vez em agosto – ele havia ficado de fora da última convocação devido a lesão – e do também atacante Vinicius Júnior – o craque do Real Madrid foi cortado da última lista por contusão.

Já no campo das ausências, surpreendeu a não-convocação do atacante Endrick, do Real Madrid, que vinha sendo chamado desde o início do ano. Ele já havia perdido espaço na última Data Fifa, em que ficou no banco para o então novato Igor Jesus nas duas partidas, entrando apenas nos minutos finais. O jovem também está sem espaço no Real – não entra em campo pelo time espanhol há quase um mês.

Sem Neymar

Neymar se recuperou de grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo sofrida em outubro de 2023 e já voltou a atuar pelo Al-Hilal.

No entanto, Dorival, em consenso com o atleta e o clube saudita, decidiu por preservá-lo da convocação e deixá-lo ganhar mais minutos de jogo no time do Oriente Médio antes de voltar a chamá-lo para a Seleção – até então, o craque atuou por apenas 15 minutos, no final de vitória por 5 a 4 sobre o Al Ain, pela Champions League Asiática, no dia 21 de outubro.

Preparação da Seleção Brasileira

A preparação da Seleção para o jogo contra a Venezuela será feita em Belém, no Pará, no Estádio Mangueirão. A equipe de Dorival só viajará para o país venezuelano na véspera da partida.

Após o jogo, a delegação do Brasil viajará para Salvador, onde se preparará no estádio Barradão, do Vitória, antes de enfrentar o Uruguai na Fonte Nova.

Jogos do Brasil pelas Eliminatórias

  • Venezuela x Brasil: dia 14 de novembro, às 18h, no Estádio Monumental de Maturín, em Monagas, Venezuela, pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo
  • Brasil x Uruguai: dia 19 de novembro, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo

Convocados da Seleção Brasileira

  • Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
  • Laterais-direitos: Danilo (Juventus) e Vanderson (Mônaco)
  • Laterais-esquerdos: Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético)
  • Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andereas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham)
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Igor Jesus (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City), Raphinha (Barcelona) e Vinícius Júnior (Real Madrid)
Compartilhe