O Brasil enfrenta a Venezuela nesta quinta-feira (14/11), às 18h (de Brasília), no Monumental de Maturín, pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Veja, a seguir, informações sobre onde assistir à partida, prováveis escalações, personagens, arbitragem e mais.
Venezuela x Brasil: onde assistir
- O jogo Venezuela x Brasil, pelas Eliminatórias da Copa, será transmitido na TV aberta pela Globo e na TV fechada pelo SporTV.
Venezuela e Brasil nas Eliminatórias
Depois de uma péssima sequência, o Brasil emplacou duas vitórias na última Data Fifa. A Seleção goleou o Peru por 4 a 0 em outubro e alcançou a quarta colocação nas eliminatórias, com 16 pontos – seis a menos que a líder Argentina.
Já a Venezuela se encontra em situação mais delicada, com apenas duas vitórias nas Eliminatórias. A seleção está na oitava colocação, com 11 pontos.
Vini Jr. de volta após lesão
A grande novidade da Seleção nesta Data Fifa é Vinícius Júnior. O craque do Real Madrid estava lesionado nos últimos jogos do Brasil e ficou de fora da convocação de Dorival Júnior, mas agora retorna à amarelinha.
Por outro lado, Rodrygo está machucado e não integra a Seleção nos jogos de novembro.
Outra novidade fica por conta de Raphinha, que tem um início de temporada brilhante pelo Barcelona. Com as lesões de Rodrygo e Neymar, ele vestirá a camisa 10 do Brasil pela primeira vez.
Venezuela x Brasil: prováveis escalações
- Venezuela: Romo; Aramburu, Ángel, Ferraresi e Navarro; Martínez, Cásseres e Herrera; Savarino, Machís e Rondón. Técnico: Fernando Batista.
- Brasil: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Vinicius Jr., Savinho e Igor Jesus. Técnico: Dorival Junior.
Personagens
“É um ambiente difícil. O futebol venezuelano vem crescendo bastante nos últimos anos. Já começaram a aparecer alguns atletas ao redor do mundo, inclusive aqui (futebol brasileiro). É uma equipe que em casa é muito forte, estão invictos há cinco jogos lá. Não pensem que teremos um jogo simples. Esqueçam aquela fragilidade de Bolívia, Venezuela, pois a ordem do futebol mudou. A nossa equipe ainda pode oscilar neste processo, mas há uma confiança muito grande no que está sendo feito”
Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira
“Aqui na Seleção temos que nos doar um pouco mais, fazer algo a mais pelo país. A característica do meu clube influencia, mas aqui viramos a chave, temos outras demandas. Temos que assumir essa responsabilidade”
Vanderson, lateral-direito do Mônaco
Arbitragem de Venezuela x Brasil
- Árbitro: Andres Rojas (COL)
- Assistentes: David Fuentes (COL) e Miguel Roldan (COL)
- VAR: John Perdomo (COL)
Convocação do Brasil
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
- Defensores: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon), Guilherme Arana (Atlético), Léo Ortiz (Flamengo), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham),
- Atacantes: Raphinha (Barcelona), Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Savinho (Manchester City), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Vinicius Júnior (Real Madrid)
Retrospecto de Venezuela x Brasil
- Geral: 29 jogos, 24 vitórias do Brasil, 4 empates, 1 vitória da Venezuela.
- Eliminatórias: 19 jogos, 17 vitórias do Brasil, 2 empates, 0 vitórias da Venezuela
Classificação das Eliminatórias
Quarto nas Eliminatórias, com 16 pontos, o Brasil pode chegar à segunda colocação, com 19, em caso de vitória sobre a Venezuela. Contudo, para isso, a Colombia precisa perder para o Uruguai, em Montevidéu, e a Seleção precisa descontar vantagem no saldo de gols da Celeste.
- Argentina – 22 pontos
- Colômbia – 19 pontos
- Uruguai – 16 pontos
- Brasil – 16 póntos
- Equador – 13 pontos
- Paraguai – 13 pontos
- Bolívia – 12 pontos
- Venzuela – 11 pontos
- Peru – 6 pontos
- Chile – 5 pontos
Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. O torneio contará com 48 seleções distribuídas em 12 grupos. O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam à segunda fase.
A distribuição das vagas para a Copa ocorrerá da seguinte forma:
- Uefa (Europa): 16 seleções
- CAF (África): 9 seleções
- AFC (Ásia): 8 seleções
- Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe): 6 seleções
- Conmebol (América do Sul): 6 seleções
- OFC (Oceania): 1 seleção
- Play-off (todos os continentes): 2 seleções
Pentacampeão mundial, o Brasil precisa terminar as Eliminatórias entre os seis primeiros para se classificar diretamente à Copa. O sétimo colocado da Conmebol participará dos playoffs com adversários de outros continentes.