SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias

Empate com Uruguai é o segundo seguido do Brasil, que fecha rodadas das Eliminatórias sem vencer e perde uma posição na tabela
Foto do autor
Compartilhe

O Brasil ainda busca se encontrar sob o comando de Dorival Júnior. Nesta terça-feira (19/11), a Seleção empatou por 1 a 1 com o Uruguai, na Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias – os gols foram marcados por Gerson e Valverde. Esse é o segundo tropeço seguido da Canarinho, que havia empatado com a Venezuela na última partida.

Com o resultado, o Brasil chegou ao 18º ponto, desempenho que o faz perder uma posição, saindo de quarto para quinto. O Uruguai, agora com 20, segue como vice-líder – cinco a menos que a Argentina, que está na ponta.

No começo do primeiro tempo, o Brasil deu indícios de que poderia exercer forte pressão contra o Uruguai. Com o passar dos minutos, a posse de bola não se mostrou efetiva, já que jogadas de perigo não foram criadas.

O início da segunda etapa foi mais agitado, com os gols tendo sido marcados antes dos 20 minutos. Depois disso, o Brasil teve mais posse, mas, assim como no tempo anterior, não conseguiu converter isso em grandes chances.

Próximos jogos

A Seleção joga novamente pelas Eliminatórias em 20 de março de 2025, contra a Colômbia, pela 13ª rodada. O jogo tem mando do Brasil, mas o estádio e o horário ainda não foram definidos.

Está marcado para o mesmo dia o jogo do Uruguai contra a Argentina. O mando de campo é dos uruguaios, mas também não há local e horário confirmado.

O jogo entre Brasil e Uruguai

O Brasil começou em cima, com o trio Vini Jr., Raphinha e Savinho criando as principais jogadas de perigo. Faltava, entretanto, capricho no último passe para conseguir abrir o placar diante de um Uruguai acuado.

A partir dos 20 minutos, os visitantes adotaram uma postura menos defensiva, com o meio-campo exercendo maior pressão nos jogadores brasileiros. Para atacar, o time uruguaio tinha como principal estratégia explorar as bolas nas costas da defesa da Seleção, principalmente as que buscavam Pellistri e Darwin Nuñez.

Mesmo com mais posse, o Brasil finalizou pouco durante o primeiro tempo – assim como o Uruguai. A grande chance da Seleção foi em cabeçada de Igor Jesus, que pouco tinha tocado na bola, já nos acréscimos.

Segundo tempo

Com postura não muito diferente da primeira etapa, o Brasil se complicou logo no início do primeiro tempo. Após o Uruguai roubar a bola no campo de ataque, Valverde limpou Bruno Guimarães na entrada da área e chutou no canto esquerdo de Ederson: 0 x 1.

O empate saiu pouco depois. Raphinha cruzou na área, mas a defesa do Uruguai afastou de cabeça. Na sobra, Gerson pegou de primeira com o pé esquerdo e fez um golaço: 1 x 1.

Após o empate, a tônica do primeiro tempo voltou a se repetir. Mesmo com mais posse, o Brasil não conseguiu criar reais chances de perigo. A entrada de Estevão no lugar de Savinho e Paquetá no de Gerson foram tentativas de adicionar mais criatividade ao ataque brasileiro, mas a sucessão de erros coletivos não permitiu que isso acontecesse.

Comemoração de gol do Brasil - (foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
Gerson marcou o gol do Brasil contra o Uruguai pelas Eliminatórias (foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Brasil x Uruguai

Brasil

Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Martinelli, aos 13 do 2ºT); Bruno Guimarães (André, aos 40 do 2ºT), Gerson (Paquetá, aos 40 do 2ºT) e Raphinha; Savinho (Estevão, aos 27 do 2ºT), Vinicius Júnior e Igor Jesus (Luiz Henrique, aos 13 do 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

Uruguai

Rochet; Varela, Giménez, Mathías Oliveira e Saracchi; Ugarte, Valverde e Bentancur; Pellistri (Puma Rodríguez, aos 21 do 2ºT), Maxi Araújo e Darwin Nuñez (Rodrigo Aguirre, no intervalo). Técnico: Marcelo Bielsa.

Gols: Valverde (Uruguai, aos 10 do 2ºT), Gerson (Brasil, aos 17 do 2ºT)

Cartões amarelos: Raphinha e Paquetá (Brasil) / Bentancur e Varela (Uruguai)

Motivo: 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Local: 
Arena Fonte Nova, Salvador
Data: 
19/11
Horário:
 21h45

Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Jose Retamal (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)

Compartilhe