O lateral-direito Wesley, estreante da Seleção Brasileira, participou nesta terça-feira (20/3) da entrevista coletiva no hotel onde a delegação está concentrada, em Brasília. O jogador falou sobre a adaptação e contou que quase desistiu da carreira no futebol profissional.
Wesley tem 21 anos e joga pelo Flamengo. Ele chegou ao time rubro-negro aos 17 anos, para reforçar a equipe Sub-20 B, depois de passar pelo Tubarão-SC. O jogador fez a estreia no profissional já na mesma temporada e, em 2023, garantiu vaga definitiva no elenco principal.
Para o lateral, a própria história de vida é o que o motiva.
“Como há um tempo eu pensei em desistir do futebol, eu pensei: ‘Vou desistir agora de novo? Já cheguei até aqui. Não vou desistir, não’. De algum jeito eu tinha que sair daquilo, e todos os dias eu colocava isso na minha cabeça”.
Wesley foi reprovado três vezes quando começou a participar das peneiras. Ele foi aprovado pelo Figueirense em 2018 e, na metade da temporada, foi para o Tubarão-SC. Meses depois, com a pandemia da COVID-19, ele pensou em desistir do futebol.
O lateral deixou os campos e passou a ajudar a família trabalhando em um estacionamento, mas contou que uma frase motivacional da irmã fez com que ele recuperasse a vontade de jogar. Ele treinou por dois meses até receber uma ligação do Tubarão-SC e retomou a carreira.
Antes de se destacar pelo Flamengo, Wesley lidou com críticas da torcida, mas conseguiu superar o mau momento.
“Acordava todos os dias feliz e motivado mesmo com todo mundo me xingando. Pensei: ‘Vou fazer isso mudar, vou fazer esse cenário mudar’ e hoje graças a Deus eu consegui”.
O jogador conseguiu mostrar uma rápida evolução e parte da torcida passou a pedir a convocação do atleta para a Seleção.
“Minha vontade de aprender foi maior do que minha tristeza. Comecei a evoluir até chegar no nível de os torcedores me pedirem na Seleção. Na primeira vez que vi o comentário ‘ele tem que ir para a Seleção’, eu pensei: ‘esse cara está maluco’. Para mim não era normal, eu estava começando a evoluir. Continuei, fui querendo aprender e quero aprender muito mais.”
Agenda da Seleção
O Brasil recebe a Colômbia na quinta-feira (20/3) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, às 21h45 (de Brasília), no Mané Garrincha.
Depois, a Seleção encara a Argentina, na terça-feira (25/3), às 21h (de Brasília), no Monumental de Núñez.