ELIMINATÓRIAS DA COPA

Brasil x Colômbia: onde assistir ao vivo e escalações pelas Eliminatórias da Copa

Seleção Brasileira enfrenta Colômbia, nesta quinta-feira (20/3), em busca de reverter pior campanha do século nas Eliminatórias

Estreando em 2025, o Brasil entra em campo para enfrentar a Colômbia nesta quinta-feira (20/3), pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A bola rola para o confronto às 21h45 no Mané Garrincha, em Brasília. Veja, a seguir, informações sobre onde assistir à partida, prováveis escalações, personagens, arbitragem e mais.

Brasil x Colômbia: onde assistir

  • O jogo Brasil x Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa, será transmitido na TV aberta pela Globo, na TV fechada pelo SporTV e no streaming pelo Globoplay.

Brasil e Colômbia nas Eliminatórias

A Seleção entrou em campo pela última vez em novembro do ano passado, no empate por 1 a 1 com o Uruguai. Desta forma, o Brasil é o quinto colocado das Eliminatórias, com 18 pontos.

Já a Colômbia foi derrotada pelo Equador na última Data Fifa, por 1 a 0, e caiu para a quarta colocação, com 19 pontos.

Pior campanha da Seleção no século

Com somente cinco vitórias em 12 confrontos, o Brasil vive a pior campanha nas Eliminatórias no século XXI. A Seleção teve desempenho melhor em todas as cinco outras vezes que participou do torneio desde 2000.

Para os supersticiosos, entretanto, a campanha ruim pode indicar um bom presságio. Até então, o pior registro era das eliminatórias para Copa de 2002, em que o Brasil conquistou o pentacampeonato mundial. Naquelas Eliminatórias, a contestada Seleção encerrou a 12ª rodada com 21 pontos – seis vitórias, três empates e três derrotas.

O Brasil encerrou as Eliminatórias para 2002 no terceiro lugar, com 30 pontos. Para igualar a pontuação e se livrar da pior campanha do Século, o time de Dorival Júnior precisa vencer ao menos três dos seis duelos restantes.

Brasil x Colômbia: escalações

  • Brasil: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Gerson, Rodrygo e Raphinha, Vini Jr. e João Pedro. Técnico: Dorival Júnior.
  • Colômbia: Camilo Vargas; Muñoz, Dávinson Sánchez, Lucumi e Mojica; Jefferson Lerma, Richard Ríos, Jhon Arias e James Rodríguez; Luis Díaz e John Córdoba. Técnico: Néstor Lorenzo.

Personagens

“São dois jogos cruciais para nós, a gente está tentando focar jogo a jogo. O jogo mais importante para nós, sem dúvidas, é o da Colômbia. Em questões de tabela, é fundamental para nós. Queremos iniciar bem, iniciar com os três pontos, para depois pensar na Argentina. Aqui dentro a gente sabe que joga melhor os jogos grandes, tem espaço para jogar. A gente está muito animado e esperançoso em fazer dois grandes jogos e encaminhar bem a nossa classificação”

Bruno Guimarães, meia do Newcastle e da Seleção Brasileira

“São dois jogos que todo mundo sonha em jogar, Colômbia e Argentina, jogos grandes. Todo mundo que veste essa camisa está acostumado com jogos grandes, pressão, essas coisas. Todo mundo sabe lidar com isso. Vamos seguir o plano do Dorival, fazer o que ele pediu para a gente”

Wesley, lateral-direito do Flamengo e da Seleção Brasileira

Arbitragem de Brasil x Colômbia

  • Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
  • Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
  • VAR: Juan Soto (VEN)

Convocação do Brasil

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Lucas Perri (Lyon)
  • Defensores: Wesley (Flamengo), Vanderson (Monaco), Alex Sandro (Flamengo), Guilherme Arana (Atlético), Gabriel Magalhães (Arsenal), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Joelinton (Newcastle) e Matheus Cunha (Wolverhampton)
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinícius Júnior (Real Madrid)

Retrospecto de Brasil x Colômbia

  • Geral: 37 jogos, 21 vitórias do Brasil, 12 empates e 4 vitórias da Colômbia
  • Eliminatórias: 15 jogos, 7 vitórias do Brasil, 7 empates, 1 vitória da Colômbia.

Classificação das Eliminatórias

Quarto nas Eliminatórias, com 17 pontos, o Brasil pode chegar à segunda colocação, com 19, em caso de vitória sobre o Uruguai. Contudo, para isso, a Colombia não pode vencer o Equador.

  1. Argentina – 25 pontos
  2. Uruguai – 20 pontos
  3. Equador – 19 pontos
  4. Colômbia – 19 pontos
  5. Brasil – 18 pontos
  6. Paraguai – 17 pontos
  7. Bolívia – 13 pontos
  8. Venezuela – 12 pontos
  9. Chile – 9 pontos
  10. Peru – 7 pontos

Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo de 2026 será realizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. O torneio contará com 48 seleções distribuídas em 12 grupos. O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam à segunda fase.

A distribuição das vagas para a Copa ocorrerá da seguinte forma:

  • Uefa (Europa): 16 seleções
  • CAF (África): 9 seleções
  • AFC (Ásia): 8 seleções
  • Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe): 6 seleções
  • Conmebol (América do Sul): 6 seleções
  • OFC (Oceania): 1 seleção
  • Play-off (todos os continentes): 2 seleções

Pentacampeão mundial, o Brasil precisa terminar as Eliminatórias entre os seis primeiros para se classificar diretamente à Copa. O sétimo colocado da Conmebol participará dos playoffs com adversários de outros continentes.

Compartilhe