O grande clássico da América do Sul será disputado mais uma vez! Nesta terça-feira (24/3), Argentina e Brasil se enfrentam a partir das 21h (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do duelo: onde assistir, prováveis escalações, arbitragem e mais.
O confronto ganhou mais contornos de tensão que o habitual após a declaração de Raphinha, atacante da Seleção Brasileira, sobre dar “porrada” nos adversários. Ángel Di María, um dos principais nomes da Seleção Argentina, reagiu com emojis de risada em publicação que repercutia a fala do brasileiro na entrevista à Romário TV. O diário Olé publicou: “Cuti (Romero), Ota (Nicolas Otamendi), já sabem o que fazer.”
Nacionalmente, a reação do público foi dividida. Enquanto alguns discordaram de Raphinha, a exemplo do jornalista André Rizek, que classificou a declaração como “falta de noção e inteligência”. Companheiro de Rizek no SporTV, o ex-volante Felipe Melo entendeu de forma diferente e parabenizou o atacante pela “personalidade”.
O que está em jogo em Argentina x Brasil?
Argentina e Brasil vêm de vitória pelas Eliminatórias. Na última rodada, a seleção de Lionel Scaloni bateu o Uruguai por 1 a 0, enquanto os comandados de Dorival Júnior venceram a Colômbia por 2 a 1.
Os argentinos ocupam a primeira posição, com 28 pontos, e os brasileiros a terceira, com 21. Em segundo lugar aparece o Equador, que soma 22 unidades.
A cinco rodadas do fim das Eliminatórias, a Argentina precisa de somente um ponto para garantir vaga na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. O Brasil, por outro lado, busca se consolidar de vez na parte mais alta da tabela, já que faz campanha oscilante e, antes do jogo contra os colombianos, estava em quinto lugar – o penúltimo da zona de classificação direta ao mundial.
Brasil busca quebrar tabu
A última vitória do Brasil sobre a Argentina fora de casa pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo foi em 5 de setembro de 2009. Na ocasião, a Seleção venceu por 3 a 1, no Gigante de Arroyito, pela 15ª rodada, e selou classificação ao torneio disputado na África do Sul no ano seguinte.
Desde então, foram dois jogos na Argentina pelas Eliminatórias: 1 x 1 em 2015 e 0 x 0 em 2021.

Argentina x Brasil pelas Eliminatórias: onde assistir?
A partida entre Argentina e Brasil pelas Eliminatórias será transmitida ao vivo pela Globo (TV fechada) e SporTV (TV aberta).
Argentina x Brasil: escalações
Argentina
Lionel Scaloni deve repetir a escalação utilizada na vitória sobre o Uruguai. O único desfalque em relação aos convocados é o de Nico González, que entrou no segundo tempo da última partida e recebeu cartão vermelho. Lesionados, Lionel Messi e Lautaro Martínez não fazem parte da delegação.
- Provável escalação da Argentina: Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; Paredes, Enzo Fernández, Mac Allister e De Paul; Thiago Almada e Julián Álvarez.
Brasil
Já Dorival Júnior fará seis mudanças em relação ao time que iniciou a vitória sobre a Colômbia. Por motivos médicos, o goleiro Alisson e o volante Gerson foram cortados. Já o também volante Bruno Guimarães e o zagueiro Gabriel Magalhães estão fora por suspensão após acúmulo de cartões amarelos.
A tendência é que Bento e Murillo entrem na defesa, enquanto Joelinton e André ocupam as vagas no meio-campo.
Outras duas mudanças são: Wesley no lugar de Vanderson na lateral direita e Matheus Cunha na vaga de João Pedro no comando de ataque.
- Provável escalação do Brasil: Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; Joelinton e André; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior; Matheus Cunha.
Argentina x Brasil: os personagens
- Lionel Scaloni, técnico da Argentina: “Não me aprofundei sobre a declaração (de Raphinha), mas sei mais ou menos o que me comentaram. É um Argentina x Brasil, sempre é um jogo importante, mas é um jogo de futebol. Recordo a imagem da final da Copa América de 2021, Messi e Neymar sentados na escada do Maracanã. Essa é a imagem que temos que lembrar a todo. O melhor jogador e possivelmente o segundo melhor jogador do mundo juntos e sendo amigos. É a imagem que temos que enviar a todos. São 90 minutos, um jogo dentro de campo que todos querem ganhar. Todos temos um conhecido ou um amigo brasileiro, joguei com um montão e me dei muito bem com eles, não temos por que passar daí. E não vai passar daí.”
- Dorival Júnior, técnico do Brasil: “Primeiro que é um grande clássico do futebol mundial. Vai existir a luta em campo, mas vai existir o respeito entre as duas equipes. Vamos buscar jogar futebol. Estamos indo jogar com a seleção campeã do mundo e da Copa América. A equipe que mais venceu nos últimos anos. Vamos procurar jogar o nosso melhor futebol, tentando buscar um grande resultado, respeitando todas as condições. Sendo sendo respeitados com certeza. Entendendo que uma partida de futebol é resolvida dentro de campo. Teremos 22 grandes atletas do futebol mundial. Aí sim, fazendo um duelo, mas tudo isso resolvido dentro das quatro linhas.”
Argentina x Brasil: arbitragem
- Árbitro: Andre Rojas (Colômbia)
- Assistentes: Alexander Guzman e Richard Ortiz (Colômbia)
- VAR: John Perdomo (Colômbia)