O ex-lateral-direito Cafu, capitão da Seleção Brasileira na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, reafirmou a confiança na possibilidade de o país conquistar o hexa em 2026.
Nessa terça-feira (25/3), a Seleção foi goleada por 4 a 1 pela Argentina, em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
Os comandados do treinador Dorival Júnior foram superados pela albiceleste no Monumental de Núñez. Julián Alvarez, Enzo Fernández, Mac Allister e Giuliano Simeone anotaram os gols dos mandantes. Matheus Cunha balançou a rede para o Brasil.
Mesmo com a derrota, o histórico camisa 2 do Brasil afirmou que a má fase irá passar.
“O que estamos vivendo é transitório, um período de dificuldades, como todos ultrapassam em algum momento ao longo da vida, mas vamos nos recuperar”, escreveu.
Todavia, Cafu reconheceu que é preciso mudanças para que o time volte a conseguir bons desempenhos e resultados.
“Ajustes precisam ser feitos com urgência, para voltarmos ocupar nosso protagonismo, isso eu concordo. Estou incondicionalmente com a nossa Seleção. Em breve vamos voltar a brilhar”.
Nota completa
Não costumo questionar o trabalho de ninguém, principalmente quando se trata de pessoas que admiro.
O que eu sei, o que aprendi ao longo de 16 anos de glórias e dificuldades constantes, período em que orgulhosamente representei a minha nação e me tornei o atleta que mais vestiu a camisa da seleção brasileira (foram 150 jogos oficias) é que nenhum ciclo seja bom ou ruim, dura para sempre. O que estamos vivendo é transitório, um período de dificuldades, como todos ultrapassam em algum momento ao longo da vida, mas vamos nos recuperar.
Hoje eu posso dizer, com a experiência de quem já levantou uma taça e ganhou duas copas do mundo, que o Brasil tem tíme para virar esse jogo e conquistar o próximo mundial. Quem acreditava que em 2002, o título seria nosso? Fomos para o Japão totalmente desacreditados e voltamos heróis.
Nosso respeito e confiança estão abalados, mas não deixamos de ser pentacampeões. Somos os melhores, temos os melhores valores e com organização é foco; sigo sonhando com o título em 2026. Nunca vou deixar de acreditar na seleção brasileira, nunca vou julgar atletas, que estão no mesmo lugar em que eu já estive um dia, aliás, troco meu julgamento por apoio, porque é isso que vai fazer a diferença. Minha geração fez história, sou orgulhoso por isso, mas essa história tem que continuar e vai continuar
A vida pessoal de ninguém é feita só de acertos e virtudes, fora de campo, cada um que cuide de si, cada um é livre para as suas escolhas, aqui o que discutimos é o esporte, o futebol e enquanto nenhuma outra equipe, nenhum outro país for capaz de colocar cinco estrelas no peito, por favor respeitem, quem já o fez… Ajustes precisam ser feitos com urgência, para voltarmos ocupar nosso protagonismo, isso eu concordo. Estou incondicionalmente com a nossa Seleção. Em breve vamos voltar a brilhar.
Eu acredito no Hexa… Capitão Cafu
Argentina e Brasil nas Eliminatórias
Já garantida na Copa do Mundo, a Argentina segue na liderança das Eliminatórias, com 31 pontos – oito a mais que o segundo colocado Equador. Já o Brasil caiu para quarto, com 21. A Venezuela, que ocupa a posição de repescagem (7º), soma 15 pontos.
Tanto Argentina quanto Brasil só voltam a campo na primeira semana de junho. A atual campeã do mundo visita o Chile pela 15ª rodada das Eliminatórias, enquanto a Seleção joga contra o Equador fora de casa.