A espera foi longa, cheia de reviravoltas e incertezas. Mas, enfim, chegou o dia. Nesta segunda-feira (26/5), o técnico italiano Carlo Ancelotti será apresentado como novo comandante da Seleção Brasileira. Ainda, anunciará a primeira lista de convocados, para os jogos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O evento está marcado para 15h (de Brasília), no hotel Grand Hyatt, no Rio de Janeiro. O No Ataque traz onde assistir ao vivo e mais informações a seguir.
Ancelotti era a “carta na manga” do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues em meio à pressão política à qual estava submetido. O antigo mandatário, destituído do cargo por decisão judicial, desejava contar com o italiano no comando da Seleção desde 2023. Contudo, por diversos fatores, a negociação só teve um final feliz em 12 de maio de 2025, com contrato até o Mundial de 2026.
Muito festejado, o experiente treinador de 65 anos se despediu do Real Madrid nesse sábado (24/5). Na noite seguinte, desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, no Rio de Janeiro, para a primeira experiência como treinador de uma seleção – antes, integrou como auxiliar a comissão do lendário Arrigo Sacchi na Itália durante a Copa do Mundo de 1994, vencida pelo Brasil.
Em apenas duas semanas desde que foi anunciado, muita coisa mudou na CBF. Ancelotti encontrará uma diretoria de futebol mantida – com Rodrigo Caetano e Juan à frente das principais decisões -, mas uma troca significativa no comando da própria entidade.
Nesse domingo (25/5), Samir Xaud foi escolhido o novo presidente, em uma eleição com bastidores aquecidos e que dividiu clubes e federações estaduais.
É em meio a esse cenário turbulento nos bastidores, mas com clima de esperança sobre o desempenho em campo, que Ancelotti chega ao Brasil. A primeira missão? Convocar 23 jogadores para jogos que podem aproximar a Seleção da Copa do Mundo do ano que vem, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Quem pode estar na convocação de Ancelotti na Seleção?
Ancelotti decidiu não revelar os nomes que integram a pré-lista de convocados para a Seleção Brasileira. Contudo, ao longo dos últimos dias, vários integrantes dessa relação se tornaram públicos. Outros, contudo, seguem em sigilo.
Veja a seguir alguns que foram citados.
- Alan Patrick (Internacional)
- Alexsandro (Lille)
- Alex Sandro (Flamengo)
- Alex Telles (Botafogo)
- Antony (Real Betis)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Caio Henrique (Monaco)
- Casemiro (Manchester United)
- Danilo (Flamengo)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Gerson (Flamengo)
- Hugo Souza (Corinthians)
- Igor Jesus (Botafogo)
- João Pedro (Brighton)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Neymar (Santos)
- Oscar (São Paulo)
- Pedro (Flamengo)
- Richarlison (Tottenham)
- Wesley (Flamengo)
É grande a chance de o volante Casemiro, do Manchester United, voltar a ser convocado. Por outro lado, sabe-se que alguns nomes bem vistos por Ancelotti devem ficar fora da relação por conta de questões físicas, como o meia Rodrygo e os atacantes Vini Jr. e Endrick, todos do Real Madrid.
Ancelotti vai convocar Neymar?
Existe a expectativa pela convocação do meia-atacante Neymar, do Santos. O camisa 10 está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda e jogou as duas últimas partidas do Peixe.
Antes de ser anunciado, Ancelotti chegou a falar por ligação telefônica com Neymar. O movimento foi lido como um sinal de respeito e aproximação com o principal símbolo da atual geração brasileira, apesar das polêmicas e do momento físico conturbado.
Onde assistir à convocação?
A convocação de Ancelotti na Seleção Brasileira terá transmissão ao vivo do canal da CBF no YouTube.
Jogos do Brasil
A convocação de Ancelotti será para dois jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O Brasil visita o Equador em 5 de junho (quinta-feira), a partir das 20h (de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil, pela 15ª rodada.
Depois, a Seleção encerra a Data Fifa contra o Paraguai. O jogo está marcado para o dia 10 (terça-feira), às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada.