O jornalista Jaeci Carvalho discordou da presença de seis jogadores na primeira convocação do técnico Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira. A lista divulgada nesta segunda-feira (26/5) pelo italiano é para dois compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, contra Equador (fora) e Paraguai (casa).
O colunista do jornal Estado de Minas afirmou que não chamaria o goleiro Alisson (Liverpool), o lateral-direito Danilo (Flamengo), o lateral-esquerdo Alex Sandro (Flamengo), o zagueiro Marquinhos (PSG), o volante Casemiro (Manchester United) e o atacante Richarlison (Tottenham). Por outro lado, considerou acertada a decisão de deixar Neymar de fora.
Segundo Jaeci, a lista da Seleção foi montada em sua maioria pelo diretor de seleções Rodrigo Caetano e o coordenador técnico Juan Santos. Para o comunicador, Ancelotti poderá fazer escolhas diferentes quando conhecer melhor outros jogadores brasileiros.
“Da primeira convocação de Ancelotti, não gostei de alguns nomes. Alisson, péssimo. Danilo, péssimo. Marquinhos, péssimo. Casemiro, péssimo. Alex Sandro, péssimo. Jogadores fracassados na Seleção Brasileira. Mas como quem fez a lista não foi o Ancelotti, e sim o Rodrigo Caetano e o Juan, a gente até entende. Richarlison, nunca fez nada na Seleção Brasileira. Tem atacante voando que não foi convocado. Mas vamos aguardar quando ele próprio fizer a convocação. Essa aí eu não acredito e não gostei. Neymar está fora, pelo menos isso”.
Jaeci Carvalho
A convocação de Ancelotti na Seleção
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, Ancelotti explicou os critérios para os 25 atletas selecionados e justificou algumas ausências, casos de Neymar (camisa 10 do Santos), Rodrygo (atacante do Real Madrid) e Eder Militão (zagueiro do Real Madrid).
“Nesta convocação, tentei selecionar jogadores que estão bem. Neymar se recuperou há pouco de uma lesão, começou a jogar. Todo mundo sabe que Neymar é um jogador muito, muito importante, sempre foi e sempre vai ser. Contamos com ele, obviamente. Infelizmente, hoje, há muitos jogadores lesionados que não podem estar na Seleção. Neymar se recuperou há pouco de uma lesão, temos lesionados Rodrygo, Gabriel (Magalhães), Joelinton, (Éder) Militão, Ederson (goleiro)…”.
“O Brasil tem muitíssimos jogadores de talento. Obviamente, no caso específico de Neymar, contamos com ele. A equipe nacional, o Brasil, conta com ele em sua melhor versão. Voltou ao Brasil para jogar, para se preparar bem para a Copa. Temos todos, eu, a CBF e Neymar, o mesmo objetivo: estar pronto para a Copa. Falei com ele antes, hoje de manhã, para explicar isso. Concorda com a gente. E assim seguimos”.
Carlo Ancelotti
Ancelotti foi anunciado pela Seleção Brasileira em 12 de maio. A missão do ex-técnico de Real Madrid e Milan vai além de qualificar o país para o Mundial: os torcedores esperam ver o time praticando um futebol de entrosamento e criatividade. Sob o comando de Fernando Diniz e Dorival Júnior, antecessores do italiano de 65 anos, o Brasil não desempenhou de forma convincente, gerando desconfiança em grande parte do público.
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alex Sandro (Flamengo)
- Alexsandro (Lille)
- Beraldo (PSG)
- Carlos Augusto (Internazionale)
- Danilo (Flamengo)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
Meio-campistas
- Andreas Pereira (Fulham)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Ederson (Atalanta)
- Gerson (Flamengo)
Atacantes
- Antony (Betis)
- Estêvão (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)
Jogos do Brasil
A Seleção Brasileira estreará sob o comando de Ancelotti contra o Equador, fora de casa. As equipes se enfrentam em 5 de junho (quinta-feira), a partir das 20h (de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil. O jogo vale pela 15ª rodada das Eliminatórias.
Depois, a delegação chega ao Brasil para encarar o Paraguai no dia 10 (terça-feira). A partida está marcada para 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada das classificatórias ao Mundial.
Situação do Brasil nas Eliminatórias
O Brasil chega para a Data Fifa como o quarto colocado das Eliminatórias, com 21 pontos ganhos. A campanha é de seis vitórias, três empates, cinco derrotas, 20 gols pró e 16 contra em 14 partidas – um aproveitamento de apenas 50% até aqui.
As seis melhores seleções ao fim de 18 rodadas se classificam diretamente à Copa do Mundo, enquanto a sétima colocada vai para a repescagem. Apenas a líder Argentina (31 pontos) já garantiu matematicamente a vaga.
Classificação das Eliminatórias
- Argentina – 31 pontos
- Equador – 23 pontos
- Uruguai – 21 pontos e saldo 7
- Brasil – 21 pontos e saldo 4
- Paraguai – 21 pontos e saldo 2
- Colômbia – 20 pontos
- Venezuela – 15 pontos
- Bolívia – 14 pontos
- Peru – 10 pontos
- Chile – 10 pontos
Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de 2026 ocorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá. Serão 48 seleções distribuídas em 12 grupos. O primeiro e segundo colocados de cada chave e os oito melhores terceiros avançarão ao mata-mata do Mundial.
- Uefa (Europa) – 16 seleções
- CAF (África) – 9 seleções
- AFC (Ásia) – 8 seleções
- Conmebol (América do Sul) – 6 seleções
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) – 6 seleções
- OFC (Oceania) – 1 seleção
- Repescagem – 2 seleções