
O técnico Carlo Ancelotti falou nesta quarta-feira (4/6) sobre o processo de decisão de quais jogadores convocar para a Seleção Brasileira. Recém-chegado ao Brasil, o italiano reconheceu que contou com os conselhos do coordenador técnico Juan e do coordenador executivo geral Rodrigo Caetano, ex-Atlético, para elaborar a lista.
No último dia 26, Ancelotti convocou 25 jogadores para esta Data Fifa. A Seleção Brasileira vai enfrentar o Equador nesta quinta-feira (5/6), fora de casa, e o Paraguai, na próxima terça-feira (10/6), como mandante.
Quando preparou a lista – a primeira dele no comando da Seleção -, o treinador italiano ainda trabalhava no Real Madrid. No processo de decisão, recebeu as visitas de Juan e Caetano na Espanha. A dupla o informou dos processos na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o abasteceu de informações sobre jogadores observados pela comissão técnica fixa.
“Eu tenho um coordenador técnico, que é Juan, que conhece muito bem todos os jogadores brasileiros. Obviamente, os conselhos dele foram importantes na primeira convocação. Além disso, conheço praticamente todos os jogadores, não só os do Brasil. É verdade que os detalhes dos jogadores brasileiros, o Juan me aconselhou neste sentido, Rodrigo (Caetano) também”, disse Ancelotti.

Jogadores convocados por Ancelotti
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alex Sandro (Flamengo)
- Alexsandro (Lille)
- Beraldo (PSG)
- Carlos Augusto (Internazionale)
- Danilo (Flamengo)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
Meio-campistas
- Andreas Pereira (Fulham)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Ederson (Atalanta)
- Gerson (Flamengo)
Atacantes
- Antony (Betis)
- Estêvão (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)
Jogos do Brasil
A Seleção Brasileira vai estrear sob o comando de Ancelotti contra o Equador, fora de casa. As equipes se enfrentam nesta quinta, a partir das 20h (de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil. O jogo vale pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Depois, a delegação chega ao Brasil para encarar o Paraguai na próxima terça. A partida está marcada para 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada das classificatórias ao Mundial.
Situação do Brasil nas Eliminatórias
O Brasil chega para a Data Fifa como o quarto colocado das Eliminatórias, com 21 pontos ganhos. A campanha é de seis vitórias, três empates, cinco derrotas, 20 gols pró e 16 contra em 14 partidas – um aproveitamento de apenas 50% até aqui.
As seis melhores seleções ao fim de 18 rodadas se classificam diretamente à Copa do Mundo, enquanto a sétima colocada vai para a repescagem. Apenas a líder Argentina (31 pontos) já garantiu matematicamente a classificação até aqui.