
A Seleção Brasileira volta a campo nesta quinta-feira (5/6) para enfrentar o Equador pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O duelo marca a estreia do técnico italiano Carlo Ancelotti no comando do Brasil. Veja, a seguir, informações sobre onde assistir à partida, prováveis escalações, personagens, arbitragem e mais.
A bola rola para o confronto às 20h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Santiago de Guayaquil, no Equador.
Equador e Brasil nas Eliminatórias
A Seleção pode garantir vaga na Copa do Mundo ainda nesta Data Fifa, mas não depende só de si. Com 21 pontos, o Brasil está na quarta colocação.
Já o Equador é o vice-líder das Eliminatórias, com 23 pontos – 12 a menos que a líder Argentina, única seleção sul-americana que já se classificou para o Mundial.
Equador x Brasil: onde assistir
- O jogo Equador x Brasil, pelas Eliminatórias da Copa, será transmitido na TV aberta pela Globo, na TV fechada pelo SporTV e no streaming pelo Globoplay.
Estreia de Ancelotti na Seleção
Após deixar o Real Madrid, o italiano convocou a Seleção Brasileira pela primeira vez e, nesta semana, começou o trabalho com o grupo no CT Dr. Joaquim Grava, do Corinthians, em São Paulo.
No Brasil, foram dois dias de treinamentos, mas apenas um com o time completo. Na terça (3), a delegação desembarcou no Equador e voltou a treinar com foco no próximo duelo.
Ancelotti chega com a expectativa de, além de conquistar bons resultados, melhorar o desempenho da Seleção Brasileira. Desde a demissão de Tite, o Brasil ainda não encontrou um estilo de jogo eficiente, e o treinador traz a promessa de “fazer o time jogar como o Real Madrid”.
Equador x Brasil: escalações
- Equador: Galíndez; Joel Ordoñéz, Félix Torres e Willian Pacho; Alan Franco, Moisés Caicedo, Pedro Vite e Estupiñán; Bryan Ramírez, Kendry Páez e Kevin Rodríguez. Técnico: Sebastian Beccacece.
- Brasil: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Gerson; Estêvão, Richarlison e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Personagens
“As expectativas, o desejo e a ambição são as melhores possíveis. Ancelotti já mostrou a força que tem e o que ele pode fazer no futebol, foi isso que foram buscar nele. Tive pouco contato com Carlo, mas ele me passou algo muito bom. Com a experiência dele, a adaptação vai ser rápida”
Marquinhos, zagueiro do PSG e da Seleção Brasileira
“O que eu vi do Ancelotti no treino é que ele foi muito comunicativo, está sempre dando dicas, isso é muito importante para evoluirmos. Vamos levar essa experiência que ele tem no futebol para os próximos jogos”
Alexsandro, zagueiro do Lille e da Seleção Brasileira
Arbitragem de Equador x Brasil
- Árbitro: Piero Maza (CHI)
- Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Alejandro Molina (CHI)
- VAR: Jose Cabero (CHI)
Convocação do Brasil
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alex Sandro (Flamengo)
- Alexsandro (Lille)
- Beraldo (PSG)
- Carlos Augusto (Internazionale)
- Danilo (Flamengo)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
Meio-campistas
- Andreas Pereira (Fulham)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Ederson (Atalanta)
- Gerson (Flamengo)
Atacantes
- Antony (Betis)
- Estêvão (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)
Retrospecto de Equador x Brasil
- Geral: 36 jogos, 28 vitórias do Brasil, 6 empates e 2 vitórias do Equador.
- Eliminatórias: 13 jogos, 8 vitórias do Brasil, 3 empates, 2 vitórias do Equador.
Classificação das Eliminatórias
- Argentina – 31 pontos
- Equador – 23 pontos
- Uruguai – 21 pontos
- Brasil – 21 pontos
- Paraguai – 21 pontos
- Colômbia – 20 pontos
- Venezuela – 15 pontos
- Bolívia – 14 pontos
- Peru – 10 pontos
- Chile – 10 pontos
Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. O torneio contará com 48 seleções distribuídas em 12 grupos. O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam à segunda fase.
A distribuição das vagas para a Copa ocorrerá da seguinte forma:
- Uefa (Europa): 16 seleções
- CAF (África): 9 seleções
- AFC (Ásia): 8 seleções
- Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe): 6 seleções
- Conmebol (América do Sul): 6 seleções
- OFC (Oceania): 1 seleção
- Play-off (todos os continentes): 2 seleções
Pentacampeão mundial, o Brasil precisa terminar as Eliminatórias entre os seis primeiros para se classificar diretamente à Copa. O sétimo colocado da Conmebol participará dos playoffs com adversários de outros continentes.