
De volta ao time titular da Seleção Brasileira após cumprir suspensão, o atacante Raphinha participou da vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, nesta terça-feira (10/6), pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Sinais positivos foram dados na Neo Química Arena, já que o Brasil teve uma melhora na atuação em relação aos jogadores anteriores. Para o atacante do Barcelona, esse processo é o “mais importante”.
“Acho que conseguirmos nos encontrar em campo é o mais importante. O trabalho já estava sendo feito, mas não estávamos tendo resultados. Estávamos fazendo aquilo que era pedido e dando nosso melhor. Infelizmente o futebol é resultado e quando não o temos, somos cobrados. Mas estamos em um bom caminho”, iniciou em entrevista à TV Globo.
O duelo com os paraguaios foi o segundo da Seleção sob o comando de Carlo Ancelotti. Ele havia estreado na quinta-feira (5), no empate por 0 a 0 com o Equador.
Nas cinco rodadas anteriores, com Dorival Júnior como técnico, o Brasil registrou duas vitórias, dois empates e uma derrota – a goleada por 4 a 1 da Argentina.
Ainda que a sequência não fosse das melhores, o time seguiu com condições favoráveis em relação à classificação a Copa do Mundo. Nesta terça (10), ela foi confirmada.
“Conseguimos nosso primeiro objetivo, que era classificar para a Copa do Mundo. Agora é manter o foco para vencer os últimos dois jogos das Eliminatórias.”
Raphinha, atacante da Seleção Brasileira
Classificação das Eliminatórias
Os seis primeiros colocados das Eliminatórias da Conmebol terão vagas diretas na Copa do Mundo de 2026. O sétimo disputará a repescagem contra seleções de outros continentes.
- Argentina – 35 pontos
- Equador – 25 pontos
- Brasil – 25 pontos
- Uruguai – 24 pontos
- Paraguai – 24 pontos
- Colômbia – 22 pontos
- Venezuela – 18 pontos
- Bolívia – 17 pontos
- Peru – 12 pontos
- Chile – 10 pontos
Resultados da 16ª rodada
- Bolívia 2 x 0 Chile
- Uruguai 2 x 0 Venezuela
- Argentina 1 x 1 Colômbia
- Brasil 1 x 0 Paraguai
- Peru 0 x 0 Equador
Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo será realizada em conjunto por Canadá, Estados Unidos e México entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026. Os três países filiados à Concacaf estão assegurados na disputa na condição de anfitriões.
Houve um aumento do número de participantes em relação a 2022: de 32 para 48 seleções. A Fifa sorteará os times em 12 grupos de quatro. O primeiro e segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam ao mata-mata.
Vagas por continente
- Uefa (Europa) – 16 seleções
- CAF (África) – 9 seleções
- AFC (Ásia) – 8 seleções
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) – 6 seleções – incluindo os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá
- Conmebol (América do Sul) – 6 seleções
- OFC (Oceania) – 1 seleção
- Repescagem – 2 seleções
Seleções garantidas
- Estados Unidos (país-sede)
- México (país-sede)
- Canadá (país-sede)
- Argentina (América do Sul)
- Japão (Ásia)
- Irã (Ásia)
- Uzbequistão (Ásia)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Austrália (Ásia)
- Brasil (América do Sul)
- Equador (América do Sul)