O técnico Carlo Ancelotti foi taxativo ao falar sobre um dos critérios que leva em conta para convocar a Seleção Brasileira. Segundo o italiano, para estar na lista, um jogador precisa estar 100% fisicamente.
A declaração foi dada nesta segunda-feira (25/8), em entrevista coletiva na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ancelotti falava sobre a não convocação do meia-atacante Rodrygo, com quem trabalhou no Real Madrid.
“Tenho muito carinho pelo Rodrygo, como por todos. Ontem (domingo), jogou muito bem pelo Real Madrid, mas é o primeiro jogo depois de muito tempo. Então, ele tem o tempo para se preparar bem e voltar à Seleção Brasileira”, declarou Ancelotti.
Rodrygo vive um início de temporada atribulado pelo clube espanhol, sem tanto espaço com o treinador Xabi Alonso e em meio a especulações sobre uma possível saída.
O primeiro jogo dele na temporada foi nesse domingo (24/8), na vitória por 3 a 0 sobre o Real Oviedo, no Nuevo Carlos Tartiere, em Oviedo, pela segunda rodada de La Liga. Rodrygo foi titular e deixou o campo aos 18 minutos do segundo tempo, substituído pelo atacante Vini Jr.
Recado a Neymar
Outro nome não convocado por questões físicas foi o atacante Neymar, do Santos. Antes, durante a entrevista coletiva, o treinador falou que o camisa 10 precisa se recuperar antes de voltar à Seleção Brasileira – o craque tem convivido com problemas médicos, entre eles um edema na coxa que o deixou de fora da derrota por 2 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova, nesse domingo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“O Neymar teve um pequeno problema na última semana. Mas não precisamos testar o Neymar, todo mundo o conhece, toda a comissão técnica, toda a Seleção, todos os torcedores do Brasil o conhecem muito bem. Como todos os outros, Neymar tem que alcançar uma boa condição física para ajudar a Seleção”, disse.
A mensagem de Ancelotti
Ao falar de Rodrygo, Ancelotti aproveitou para mandar uma mensagem geral sobre como a questão física é primordial na hora de decidir os convocados.
“Um critério muito importante que a comissão considera é o aspecto físico. Um jogador que joga na Seleção tem que estar 100% nas condições físicas”, disse.
“Esse é um critério muito, muito importante para a gente, porque em qualquer posição há muita competitividade: lateral-direito, zagueiro, meio-campista, ponta. A competitividade é muito grande. Se o jogador não estiver 100%, posso sem nenhum problema chamar outro”, completou.
Veja lista de convocados por Ancelotti
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alexsandro Ribeiro (Lille)
- Alex Sandro (Flamengo)
- Caio Henrique (Monaco)
- Douglas Santos (Zenit)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Roma)
Meio-campistas
- Andrey Santos (Chelsea)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Joelinton (Newcastle)
- Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
- Estêvão (Chelsea)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- João Pedro (Chelsea)
- Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Luiz Henrique (Zenit)
- Matheus Cunha (Manchester United)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
Jogos do Brasil na Data Fifa
O primeiro compromisso do Brasil na Data Fifa será contra o Chile. As equipes se enfrentam em 4 de setembro (quinta-feira), a partir das 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada das Eliminatórias.
Depois, a Seleção visitará a Bolívia na altitude do Estádio Municipal de El Alto, localizado na cidade homônima que fica mais de 4.000 metros acima do nível do mar. O jogo está marcado para 9 de setembro (terça-feira), às 20h30 (de Brasília), pela 18ª – e última – rodada das Eliminatórias.
Calendário do Brasil
- Brasil x Chile – 4/9 (quinta-feira), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada das Eliminatórias
- Bolívia x Brasil – 9/9 (terça-feira), às 20h30, no Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, na Bolívia, pela 18ª rodada das Eliminatórias