Uma das ausências mais comentadas da Seleção Brasileira na convocação de Carlo Ancelotti foi a de Neymar. O técnico italiano optou por não chamar o craque do Santos mais uma vez e explicou porque ele não foi escolhido para voltar a defender a camisa amarela após quase dois anos.
“O Neymar teve um pequeno problema na última semana. Mas não precisamos testá-lo. Todo mundo conhece o Neymar, toda a comissão técnica, toda a Seleção, toda a torcida brasileira o conhece muito bem”, iniciou Ancelotti.
“O Neymar, assim como todos os outros jogadores, precisa estar em boas condições físicas para estar lá e ajudar a Seleção a se sair bem, para tentar dar o seu melhor na Copa do Mundo”
Carlo Ancelotti, técnico do Brasil
A primeira partida desta data Fifa de setembro será em casa. Em 4 de setembro (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Brasil enfrentará o Chile.
Cinco dias depois, em 9 de setembro (terça-feira), a Seleção Brasileira jogará como visitante no Estádio Municipal de El Alto. O confronto com a Bolívia começará às 20h30 (horário de Brasília) e encerrará a participação do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Neymar pela Seleção Brasileira
Convocado para defender a Seleção Brasileira em 2010, após a Copa da África do Sul, Neymar já é o segundo maior artilheiro da história da equipe verde-amarela, atrás apenas de Pelé nas contas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ao todo, Neymar já disputou 128 jogos pelo Brasil – o último foi em 17 de outubro de 2023, com a Seleção ainda sob comando de Fernando Diniz -, marcou 79 gols e deu 59 assistências. Ele foi campeão da Copa das Confederações de 2013.
Neymar em 2025
De volta ao futebol brasileiro após 12 anos, Neymar recomeçou a história no Santos em 2025 e ainda não engatou no nível esperado devido ao potencial do craque.
Neymar entrou em campo em 19 partidas na atual temporada, fez seis gols e deu três assistências, sendo três bolas na rede no Campeonato Brasileiro e o restante das participações no Paulistão.
Devido às lesões, o craque só teve uma sequência maior recentemente. Entre 16 de julho e 17 de agosto, Neymar disputou as sete rodadas de Brasileirão do Santos, tendo jogado por 90 minutos em todas essas partidas e marcado os três gols na Série A – um diante do Flamengo e dois contra o Juventude.
Veja lista de convocados por Ancelotti
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alexandro Ribeiro (Lille)
- Alex Sandro (Flamengo)
- Caio Henrique (Monaco)
- Douglas Santos (Zenit)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Roma)
Meio-campistas
- Andrey Santos (Chelsea)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Joelinton (Newcastle)
- Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
- Estêvão (Chelsea)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- João Pedro (Chelsea)
- Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Luiz Henrique (Zenit)
- Matheus Cunha (Manchester United)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)