Ao terminar na quinta posição das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira registrou a pior campanha no torneio desde que ele passou a ser disputado por ponto corridos – na classificatória para o Mundial de 2002. Para o meio-campista Bruno Guimarães, entretanto, isso não é uma preocupação.
Em entrevista após a derrota por 1 a 0 para a Bolívia nessa terça-feira (9/9), no Estádio Municipal El Alto, o jogador do Newcastle pontuou que o importante é o resultado no Mundial e relembrou as campanhas recentes da Canarinho no torneio continental.
“O futebol não é uma matemática exata. Nas duas últimas Eliminatórias ganhamos tudo e na Copa do Mundo não fomos bem. Espero que dessa vez não vamos bem nas Eliminatórias e na Copa vamos focados. Vimos o que aconteceu com a Argentina na última Copa. Estrearem até perdendo, depois se uniram e foram campões do mundo”, declarou em entrevista ao SporTV.
Como citado por Bruno Guimarães, o Brasil vinha de grandes campanhas na classificatória para o Mundial. A Canarinho havia sido líder de todas edições que disputou desde 2002. A exceção foram as Eliminatórias para a Copa de 2014 – a Seleção não disputou por ter sido país sede.
“Queremos sempre colocar o Brasil no topo, mas o mais importante é o que vai acontecer na Copa, não nas Eliminatórias, na qual já tínhamos conseguido a nossa vaga há três partidas.”
Bruno Guimarães, meio-campista do Brasil
Classificação final das Eliminatórias
- Argentina – 38 pontos
- Equador – 29 pontos
- Colômbia – 28 pontos (10 gols de saldo, 28 gols pró)
- Uruguai – 28 pontos (10 gols de saldo, 22 gols pró)
- Brasil – 28 pontos (7 gols de saldo)
- Paraguai – 28 pontos (4 gols de saldo)
- Bolívia – 20 pontos
- Venezuela – 18 pontos
- Peru – 12 pontos
- Chile – 11 pontos