CRUZEIRO

Jogo da Seleção fez Matheus Pereira fechar com Cruzeiro e voltar a amar o futebol

Pouco mais de um ano do jogo que mudou sua vida e o levou ao Cruzeiro, Matheus Pereira terá a primeira oportunidade na Seleção Brasileira
Foto do autor
Compartilhe

A luta contra a depressão mexeu com a carreira de Matheus Pereira nos últimos anos. Um jogo da Seleção Brasileira, porém, foi responsável por restaurar a conexão do meia-atacante com o futebol e o motivou a assinar com o Cruzeiro. Hoje, o atleta de 28 anos está bem na Toca da Raposa e acaba de realizar um grande sonho.

Pereira foi convocado pelo técnico Dorival Júnior para o duelo com o Peru, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogo será na próxima terça-feira (15/10), a partir das 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Esta será a primeira oportunidade de Pereira com a camisa do Brasil. O armador não vestiu a amarelinha nem mesmo nas categorias de base. Mas isso não diminui o seu vínculo com a Seleção, que foi peça-chave em um capítulo ainda como torcedor.

Amistoso da Seleção mudou a vida de Matheus Pereira

Em junho de 2023, o Brasil perdeu por 4 a 2 para Senegal no Estádio de Alvalade, em Lisboa. De férias na capital portuguesa, Matheus foi até o local e assistiu ao amistoso direto da arquibancada.

O camisa 10 havia acabado de deixar o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, onde atuou por empréstimo por alguns meses e tinha certeza de que não queria voltar. Ele pertencia ao Al Hilal, da Arábia Saudita, mas se encontrava desmotivado com o futebol.

“De repente, sentado na arquibancada, eu me pego emocionado. Sinto meu coração bater diferente. Comecei a fantasiar que o treinador (Ramon Menezes, então interino) ia me chamar e eu ia entrar em campo pra ajudar a Seleção”, disse o jogador em entrevista ao The Player’s Tribune, em abril deste ano.

Apesar de ser mineiro de Belo Horizonte, Matheus nunca havia atuado no futebol brasileiro. O primeiro clube do meia-atacante foi o Sporting. Depois, ele jogou em outras equipes de Portugal, Alemanha e Inglaterra, antes se mudar para a Ásia.

“Me deixei levar por esses pensamentos e fui parar na minha infância, quando a vida era mais difícil, mas menos complicada. Estava toda a família unida, como sempre fomos antes de partir para Portugal, e eu era só um garotinho sobrevivente de uma pneumonia brincando na rua com irmãos e amigos. Parecia um sentimento tão simples, bobo e genuíno, que nesse dia eu entendi: as melhores coisas da vida são as mais simples, as mais autênticas”, complementou.

“Será que eu seria capaz de reencontrar uma vida autêntica no futebol? Ainda daria tempo? Onde isso seria possível? Qual o caminho? O caminho quem me mostrou foram as cinco estrelas mais bonitas do céu. Aquelas cinco que brilham sobre um azul infinito e glorioso. Quando o Cruzeiro me procurou, eu imaginei as cinco estrelas brilhando em cima do meu coração e falei: “Caracaaa, é isso!”. O que pode ser mais autêntico na minha vida do que o Cruzeiro?”

Matheus Pereira, meia-atacante do Cruzeiro


Matheus Pereira no Cruzeiro

Pereira assinou por empréstimo com o Cruzeiro em julho do ano passado. O camisa 10 ficou cedido pelo Al Hilal até junho de 2024, quando a diretoria celeste exerceu a opção de compra prevista no contrato.

Matheus custou 6 milhões de euros aos cofres do Cruzeiro (aproximadamente R$ 35 milhões). O novo vínculo do jogador vai até dezembro de 2016.

Convocado pela primeira vez à Seleção, Pereira é o principal nome da Raposa na atual temporada, com nove tentos e 13 assistências em 48 jogos.

Em 2023, Matheus participou balançou a rede uma vez e deu um passe a gol em 15 jogos. De início, ele vestia a camisa 96, mas assumiu a 10 com a saída do meia Nikão.

Compartilhe