Peça fundamental para o Atlético, Paulinho é uma das referências do elenco quando o assunto é bola na rede. Ainda assim, o atacante tem sido criticado por boa parte da torcida em virtude do aproveitamento nas finalizações em situações mais claras de gol. Na Copa Libertadores, o carioca está entre os jogadores que mais perderam grandes chances de balançar as redes.
Com seis gols na atual edição do principal torneio do continente, Paulinho lidera a artilharia do Galo na competição. No ranking geral, está atrás somente do botafoguense Júnior Santos, que anotou nove tentos antes de sofrer grave lesão na tíbia esquerda.
Os números de Paulinho poderiam ser ainda melhores caso o atacante tivesse melhor índice de conversão nas grandes oportunidades. Com cinco chances desse tipo perdidas, ele ocupa a terceira posição do ranking dos atletas que mais falharam nessas ocasiões. Os números são do SofaScore, plataforma especializada em estatísticas no futebol.
Quem são os jogadores que mais perderam grandes chances na Libertadores?
- 1° – Miguel Borja (River Plate-ARG): 8
- 2° – Leonardo Castro (Millonarios-COL): 6
- 3° – Paulinho (Atlético), Maximiliano Silvera (Peñarol-URU) e Pablo Solari (River Plate-ARG): 5
Nessa quarta-feira (18/9), diante do Fluminense, Paulinho perdeu uma dessas oportunidades. Aos 36 minutos do segundo tempo, antes do gol que acabou por definir a vitória do Tricolor das Laranjeiras (1 a 0), o carioca foi acionado por Hulk com liberdade na grande área, mas finalizou fraco de cabeça.
“Quando a bola voltou para o Hulk, eu achei que eu estava totalmente fora de jogo (impedido). Não esperava da bola vir, mas o Hulk conseguiu dar a bola e enfim… Tem um conflito ali de gritaria dos próprios jogadores e eu não consegui olhar para trás, não vi que o Fábio estava longe. Era para eu ter dominado. ‘Pô’, depois ali eu fico triste pelo lance, mas tenho que levantar a cabeça. Sei que vou ter mais oportunidades e vou converter para classificar o Galo.”
Paulinho, do Atlético
Milito sai em defesa de Paulinho
Após o duelo contra o Fluminense, Milito analisou as chances desperdiçadas por Paulinho nos últimos jogos. O treinador argentino do Galo avaliou o atacante como “fundamental” para o clube e demonstrou confiança.
“O importante dos atacantes é que tenham situações de gols. Paulinho teve situação contra o São Paulo, uma hoje (contra o Fluminense). A de hoje era mais complicada, porque ele estava de costas para o goleiro, com a bola por cima. Não era uma situação fácil. De fora, sempre todos vemos mais fácil algumas situações, mas se está ali, dentro do campo, não se sabe o que acontece por trás”, afirmou.
“Paulinho é um jogador fundamental para nós e vai marcar gols, seguramente. Gols importantes. Quando mais necessitarmos dele, ele vai aparecer. Eu tenho isso claro. E será decisivo, seguramente”, prosseguiu o técnico.
Artilharia da Libertadores em 2024
- 1° – Júnior Santos (Botafogo): 9
- 2° – Paulinho (Atlético), Miguel Borja (River Plate-ARG) e Maximiliano Silvera (Peñarol-URU): 6
- 5° – Pedro (Flamengo) e Francisco da Costa (Cerro Porteño-PAR): 5
Paulinho deve ser poupado no próximo compromisso do Atlético. O Galo voltará a campo no domingo (22/9), às 16h, para enfrentar o RB Bragantino na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.