COPA LIBERTADORES

Times brasileiros ampliam hegemonia sobre argentinos na Libertadores

Equipes brasileiras superam os 90% de aproveitamento em confrontos contra argentinos em mata matas da Libertadores nos últimos dois anos

Compartilhe
google-news-logo

Com as idas de Internacional e Fluminense para as quartas de finais, o domínio dos brasileiros na Libertadores desde 2018 aumentou. Desde 2021, os clubes do país venceram 12 de 13 mata matas contra argentinos, de acordo com dados do Sofascore.

A única vez que um time da Argentina eliminou um clube brasileiro foi nas oitavas de finais, em 2022, quando o Estudiantes superou o Fortaleza. Desde então, são cinco classificações seguidas.

O retrospecto positivo começou na edição 2020 – que as semifinais ocorreram em 2021 – com Santos e Palmeiras avançando à final, batendo, respectivamente, Boca Jrs. e River Plate.

Histórico recente dos brasileiros na Libertadores

No torneio seguinte, todos os brasileiros que tiveram um argentino pelo caminho passaram. Casos dos duelos entre Santos e San Lorenzo (pré-Libertadores), Flamengo e Defensa y Justicia (oitavas de final), São Paulo e Racing (oitavas de final), Atlético e Boca Jrs. (oitavas de final) e Atlético e River Plate (quartas de final).

Diferentemente do Fortaleza, os três times do Brasil avançaram contra os hermanos em 2022. O Corinthians bateu o Boca Jrs. (oitavas de final), o Flamengo eliminou o Vélez Sarsfield (semifinal) e o Athletico-PR despachou o Estudiantes (quartas de final).

Na próxima fase terá pelo menos três brasileiros, já que Atlético-MG e Palmeiras se enfrentam. O Flamengo, por sua vez, venceu o Olímpia na ida, no Maracanã, e defende um empate para se classificar.

Com isso, existe a possibilidade de uma quarta final seguida entre times do Brasil. Vale ressaltar que a última vez que uma equipe do país não levantou a taça da Libertadores foi em 2018.

Compartilhe
google-news-logo