O Brasil tem uma cidade candidata a receber a final única da Copa Libertadores de 2025. Trata-se de Brasília, que, neste momento, concorre com Montevidéu, capital do Uruguai.
A informação foi dada pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez, nessa quinta-feira (5/12).
“Até agora duas cidades fizeram propostas para ser sede da próxima final: uma em Montevidéu e outra em Brasília. Mas até agora não tem documento nenhum, só de palavra”, declarou o dirigente paraguaio, no sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes 2025, em Miami, nos Estados Unidos.
“Jogo único tem que dar tudo, tem 90 minutos, 120 minutos, até pode ter pênaltis, mas não tem outra oportunidade. E isso é justiça esportiva, é bom para os dois times. Muitas vezes, como foi o caso do ano passado, não tem como garantir que o estádio vai ser neutro. Mas ter um só jogo é justiça esportiva”, disse.
A referência de Alejandro Domínguez foi à final da Libertadores de 2023, que opôs Fluminense (campeão) e Boca Juniors (vice) no Maracanã. As arquibancadas estavam divididas, mas o time tricolor levou vantagem por conhecer – e mandar seus jogos – no estádio.
Novamente em Montevidéu?
Montevidéu recebeu a final entre Palmeiras e Flamengo na Libertadores de 2021. Na ocasião, o time alviverde venceu por 2 a 1 na prorrogação, no Estádio Centenário.
Finais únicas da Libertadores
- 2024 – Atlético 1 x 3 Botafogo – Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)
- 2023 – Boca Juniors 1 x 2 Fluminense – Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil)
- 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico-PR – Estádio Monumental de Guayaquil, em Guayaquil (Equador)
- 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
- 2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos – Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil)
- 2019 – Flamengo 2 x 1 River Plate – Estádio Monumental de Lima, em Lima (Peru)