LIBERTADORES

O único clube eliminado com 11 pontos na fase de grupos da Libertadores

Audax foi eliminado após somar três vitórias, dois empates e uma derrota na Libertadores de 2007; Flamengo pode repetir campanha

Compartilhe

A fase de grupos da Copa Libertadores da América 2025 está nas rodadas finais. Em quase 100% das vezes, um time que contabiliza 11 pontos (61% de aproveitamento) se classifica para as oitavas de final. Somente um amargou a eliminação desde 2000, quando o torneio passou a contar com 32 participantes distribuídos em oito chaves.

Em 2007, o Audax Italiano somou três vitórias, dois empates e uma derrota no Grupo 2 e não conseguiu avançar ao mata-mata. A equipe chilena terminou em terceiro, atrás do líder Necaxa, do México (12 pontos), e do segundo colocado, São Paulo.

Na ocasião, o Tricolor Paulista também marcou 11 pontos, mas ficou à frente do Audax graças ao saldo de gols: 7 a 2. O Alianza Lima, do Peru, segurou a lanterna da chave ao perder os seis confrontos.

A edição de 2025 pode ter situação semelhante. O Flamengo precisa vencer as duas partidas restantes para chegar a 11 pontos e, ainda assim, pode acabar eliminado.

Atualmente, o Central Córdoba lidera o grupo, com 11 pontos. Em seguida vem a LDU, com oito. O Flamengo está na terceira colocação, com cinco, enquanto o Deportivo Táchira é o lanterna, com zero.

Nesta quinta-feira (15/5), o Rubro-Negro recebe a LDU no Maracanã. Na última rodada, no mesmo palco, o Flamengo enfrenta o Deportivo Táchira.

Se o clube carioca vencer os dois confrontos, e a LDU ganhar do Central Córdoba, os três teriam 11 pontos. Assim, a duas vagas para as oitavas de final seriam decididas no saldo de gols – da mesma forma que em 2007.

Flamengo na Libertadores

O Flamengo vive momento delicado na competição. Apesar de ter vencido na estreia, contra o Deportivo Táchira, foi surpreendido pelo Central Córdoba e perdeu por 2 a 1, no Maracanã.

Depois, o Rubro-Negro jogou duas vezes fora de casa, empatando com LDU e Central Córdoba. Agora, precisa se recuperar no Maracanã para avançar às oitavas de final do torneio.

Compartilhe
Sair da versão mobile