A quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2025 terminou nesta quinta-feira (15/5). Nove times já não têm mais chances de classificação às oitavas de final.
Na lista estão clubes que conquistaram o torneio continental: Colo-Colo, do Chile (campeão em 1991), Nacional, do Uruguai (1971, 1980 e 1988) e Olimpia, do Paraguai (1979, 1990 e 2002).
Grupo A
O Carabobo, da Venezuela, é o lanterna da chave, com apenas um ponto. A Universidad de Chile lidera o grupo, com 10 pontos, seguida de Estudiantes e Botafogo, ambos com nove.
Grupo B
É o único grupo em que nenhum time foi eliminado. Universitario, do Peru (7), Independiente del Valle, do Equador (5), e Barcelona, também do Equador (4), têm perspectivas de ficar em segundo. Somente o River Plate, da Argentina (11), já avançou.
Grupo C
O Deportivo Táchira, da Venezuela, perdeu todas as partidas e está em último lugar. A chave tem o Central Córdoba, da Argentina, em primeiro, com 11. Flamengo e LDU estão empatados com oito.
Grupo D
Talleres, da Argentina, e Alianza Lima, do Peru, somam quatro pontos e não podem mais alcançar a segunda posição. São Paulo (11) e Libertad (8) já estão classificados às oitavas de final.
Grupo E
O Colo-Colo, do Chile, empatou dois jogos e perdeu três (2 pontos). O Racing, da Argentina, tem 10 pontos já se garantiu nas oitavas. Na última rodada, brigará pela ponta com o Fortaleza (8). O Atlético Bucaramanga, da Bolívia, aparece em terceiro (6).
Grupo F
O Nacional, do Uruguai, permanece em último na chave, com quatro pontos. Atlético Nacional, já assegurado no mata-mata, tem nove. Internacional (8) e Bahia (7) vão duelar entre si pela outra vaga.
Grupo G
O Bolívar, da Bolívia, só ganhou uma partida na fase de grupos. O Palmeiras está com 100% de aproveitamento (15), enquanto o Cerro Porteño, do Paraguai, é o segundo (7). Sporting Cristal, do Peru, ocupa o terceiro posto (4).
Grupo H
San Antonio Bulo Bulo, da Bolívia (6), e Olimpia, do Paraguai (2), já se estabeleceram como terceiro e quarto colocados da chave. Vélez Sarsfield e Peñarol, ambos com 10, terão confronto direto na disputa pelo primeiro lugar.
Sistema de disputa
A fase de grupos da Copa Libertadores tem 32 times distribuídos em oito chaves. Os dois melhores de cada se classificam às oitavas de final, enquanto o eliminado em terceiro vai para os playoffs da Copa Sul-Americana.
Oitavas, quartas e semifinais da Libertadores ocorrem em duelos de ida e volta, com disputa por pênaltis em caso de empate no placar agregado. Já a decisão será em confronto único, em Lima, no Peru, dia 29 de novembro.
O campeão da Libertadores de 2025 tem vaga no próprio torneio na edição de 2026, bem como na Recopa Sul-Americana.