A Copa Libertadores de 2025 registrou uma situação bastante curiosa. Pela segunda vez na história, uma equipe foi eliminada ao somar 11 pontos no formato com 32 participantes da fase de grupos.
O castigo de se despedir do torneio com bom aproveitamento (61%) foi para o Central Córdoba. Ao perder para a LDU por 3 a 0, no Equador, o clube argentino caiu da primeira para a terceira posição e terá de se contentar com os playoffs da Sul-Americana.
O Central dependia de um simples empate para liderar o Grupo C, mas viu a LDU ser mais eficiente no Estádio La Casa Blanca, em Quito. Alvarado e Alzugaray (2) balançaram a rede para o time da casa.
A LDU igualou os 11 pontos do Central Córdoba e assumiu a primeira posição no saldo de gols: 4 a 0. A vice-liderança ficou com o Flamengo, que sofreu para bater o Deportivo Táchira, da Venezuela, no Maracanã: 1 a 0.
- LDU – 11 pontos e 4 gols de saldo
- Flamengo – 11 pontos e 3 gols de saldo
- Central Córdoba – 11 pontos e 0 gol de saldo
- Deportivo Táchira – 0 ponto
Antes do Central Córdoba, o Audax Italiano, do Chile, amargou o terceiro lugar no Grupo 2 da Libertadores de 2007, com 11 pontos. Os chilenos empataram com o São Paulo na pontuação, mas perderam no saldo de gols (7 a 2). O Necaxa, do México, somou 12, enquanto o Alianza Lima, do Peru, ficou com zero (seis derrotas).
Time classificado com 7 pontos
A sensação de injustiça com a queda do Central Córdoba é ainda mais evidente em razão do êxito de equipes que tiveram desempenho inferior.
O Cerro Porteño fechou o Grupo G na segunda posição, com 7 pontos. El Ciclón avançou mesmo com a derrota por 4 a 0 para o Bolívar, fora de casa.
O clube paraguaio obteve duas vitórias, um empate e três derrotas. O Palmeiras sobrou na chave e ganhou todas as partidas (18 pontos).
- Palmeiras – 18 pontos
- Cerro Porteño – 7 pontos
- Bolívar – 6 pontos
- Sporting Cristal – 4 pontos
Outras equipes se qualificaram às oitavas de final com desempenho inferior ao do Central Córdoba, casos de Universitario, do Peru (8). Libertad, do Paraguai (9); e Atlético Nacional, da Colômbia (9).
Já o Internacional, primeiro do Grupo F, contabilizou o mesmo número de pontos (11) que os argentinos.
Central Córdoba na Sul-Americana
Melhor terceiro da Libertadores, o Central Córdoba disputará o playoff da Sul-Americana contra o pior dos segundos colocados. O adversário já está definido: é o Cerro Largo, que somou sete pontos no Grupo B.
As partidas estão previstas para os dias 15, 16 ou 17 de julho (ida), na Argentina, e 22, 23 ou 24 de julho (volta), no Uruguai. O ganhador passa para as oitavas de final e entra no pote 2 do sorteio. O pote 1 contará com os líderes dos grupos da Sula.
Datas-base dos mata-matas
- Playoffs: 16 de julho e 23 de julho
- Oitavas de final: 13 de agosto e 20 de agosto
- Quartas de final: 17 de setembro e 24 de setembro
- Semifinal: 22 de outubro e 29 de outubro
- Final: 22 de novembro