COPA LIBERTADORES

Palmeiras x Flamengo: relembre as finais de Libertadores entre clubes brasileiros

Palmeiras e Flamengo reeditarão a decisão de 2021 e protagonizarão a sétima final de Libertadores entre clubes brasileiros

Compartilhe
google-news-logo

O Palmeiras conseguiu uma virada histórica ao vencer a LDU por 4 a 0, nessa quinta-feira (30/10), no Allianz Parque, em São Paulo. A equipe paulista duelará com o Flamengo na final da Copa Libertadores.

Os cariocas avançaram à final após superarem o Racing, nessa quarta-feira (29/10), com um empate sem gols em Avellaneda, na Argentina, e uma vitória por 1 a 0, no Maracanã, no dia 22 de outubro.

No dia 29 de novembro, Palmeiras e Flamengo protagonizarão a sétima final de Libertadores entre clubes brasileiros. O No Ataque relembra as ocasiões em que times do Brasil se enfrentaram pelo título continental.

2005: São Paulo x Athletico Paranaense

Em 2005 ocorreu a primeira final de Libertadores entre brasileiros.

Na ocasião, as equipes empataram por 1 a 1 no primeiro jogo, no Beira-Rio, em Porto Alegre – por causa da capacidade da Arena da Baixada não atender aos requisitos para sediar a final.

No segundo jogo, no Morumbi, em São Paulo, o Tricolor Paulista deu show, venceu por 4 a 0, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli, e conquistou o tricampeonato do torneio.

2006: Internacional x São Paulo

Em 2006, o São Paulo retornou à final para defender o título. No entanto, o Inter, que chegou à decisão do torneio pela segunda vez, foi campeão mediante grandes atuações de uma dupla de ataque que entrou para a história: Rafael Sobis e Fernandão.

Na primeira partida, no Morumbi, o Colorado venceu por 2 a 1, com dois gols de Sobis. Na volta, empate por 2 a 2, no Beira-Rio, garantiu o título gaúcho, com gols de Fernandão e Tinga para os campeões.

Regra impediu novas finais brasileiras temporariamente

Entre 2007 a 2016, foi imposta pela Conmebol uma regra que evitava finais entre equipes do mesmo país. A medida obrigava que equipes compatriotas se enfrentassem até as semifinais.

2020: Palmeiras x Santos

Na edição de 2020, Palmeiras e Santos protagonizaram a primeira final única da história entre brasileiros.

No contexto da pandemia de COVID-19, o jogo foi disputado em janeiro de 2021. Com público reduzido, o Maracanã foi o palco do segundo título de Libertadores do Verdão.

Em uma final marcada pelo equilíbrio e tensão, um gol no último lance, aos 54 minutos do segundo tempo, foi decisivo: Breno Lopes, de cabeça, foi o herói da conquista.

2021: Palmeiras x Flamengo

Em 2021, o Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, recebeu a primeira final de Libertadores entre Palmeiras e Flamengo.

Na época, os paulistas defenderam o título com maestria e saíram vitoriosos pelo placar de 2 a 1, com gols de Raphael Veiga e Deyverson – sendo o segundo tento já na prorrogação, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

2022: Flamengo x Athletico Paranaense

Em 2022, o Flamengo conquistou o título que havia escapado no ano anterior.

O clube carioca superou o Athletico Paranaense em Guayaquil, no Equador, por 1 a 0, com gol de Gabriel Barbosa, o Gabigol.

2024: Botafogo x Atlético

No ano passado, Botafogo e Atlético decidiram a Libertadores no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.

Os cariocas superaram a expulsão de Gregore, ocorrida no minuto inicial da partida, e venceram o Galo por 3 a 1, com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos.

Quando será a final da Copa Libertadores de 2025?

A final da Copa Libertadores está marcada para 29 de novembro (sábado). A Conmebol ainda não confirmou o horário.

Onde será a final da Copa Libertadores de 2025?

O estádio que sediará o jogo único é o Monumental de Lima, no Peru.

O local tem capacidade para 80 mil torcedores e já recebeu outra final de Libertadores: a da edição de 2019, em que o Flamengo superou o River Plate, de virada, por 2 a 1.

Compartilhe
google-news-logo