A final da Copa Libertadores pode estar com os dias contados como um evento exclusivo do continente. A Conmebol considera a possibilidade de sediar a decisão fora da América do Sul para impulsionar o crescimento global da competição.
A revelação foi feita por Juan Emilio Roa, diretor comercial da Conmebol, em uma matéria publicada nesta terça-feira (4/11) pelo portal norte-americano The Athletic, do New York Times.
Embora a final deste ano entre Palmeiras e Flamengo, em 29 de novembro, esteja confirmada para Lima, no Peru, a ideia de exportar o “maior jogo do continente” já não é um tabu nos bastidores da entidade.
“Este é um tópico que normalmente está na mesa e em avaliação”, disse Roa. “Posso dizer que já decidimos um roteiro para os próximos anos, mas estamos avaliando [levar a final para fora], com certeza”, completou.
Segundo o diretor, a medida seria crucial para o plano de expansão internacional da marca Libertadores.
“Isso faz parte das coisas que precisamos fazer para aumentar o interesse, então estamos trabalhando em um mix de coisas… em desenvolver o ‘storytelling’ e a experiência da marca durante a final e tentando produzir mais histórias sobre os clubes e jogadores”.
Juan Emilio Roa, diretor comercial da Conmebol
Final da Libertadores fora da América do Sul
Esta não seria a primeira vez que uma final de Libertadores ocorreria em solo estrangeiro. Em 2018, a caótica final entre os rivais argentinos River Plate e Boca Juniors teve o segundo jogo transferido para o Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha.
No entanto, como lembra The Athletic, a Conmebol citou “medidas de segurança” e a “natureza excepcional da situação” após o ataque ao ônibus do Boca Juniors. Agora, a mudança seria motivada por estratégia comercial – não por crise.
A ideia segue uma tendência global. A Uefa, na Europa, aprovou recentemente que ligas nacionais realizem jogos no exterior. A La Liga (Espanha) tentou levar Villarreal e Barcelona para Miami, e a Serie A (Itália) planeja um jogo entre Milan e Como em Perth, na Austrália.
Direitos de TV
A discussão sobre a expansão global coincide com um momento crucial para os cofres da Conmebol: a venda dos direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana para o ciclo 2027-2030.
A entidade, auxiliada pela agência IMG, espera superar a marca de US$ 1,5 bilhão arrecadada no ciclo atual (2023-2026). Segundo a reportagem, o número de emissoras e plataformas de streaming interessadas “já está na casa dos dois dígitos”, com o prazo final para propostas em 10 de novembro.