COPA LIBERTADORES

Monumental U: 10 curiosidades sobre o estádio de Palmeiras x Flamengo na final da Libertadores

Palmeiras e Flamengo se enfrentam neste sábado (29/11), às 18h (de Brasília), em jogo único pela final da Copa Libertadores de 2025

Compartilhe
google-news-logo

A decisão brasileira na Copa Libertadores entre Palmeiras e Flamengo será em solo peruano. A bola rola às 18h (de Brasília) deste sábado (29/11), no Estádio Monumental “U”, em Lima, pela partida única da finalíssima do torneio continental.

O vencedor no tempo normal ou na prorrogação ficará com o título. Se o empate persistir, o campeão será definido nas penalidades. Veja a seguir 10 curiosidades acerca do palco do confronto mais aguardado do futebol sul-americano em 2025.

Monumental U: 10 curiosidades sobre o estádio da final da Libertadores

1. Segunda maior capacidade da América do Sul

O Monumental de Lima tem uma capacidade total para 80.093 espectadores. É segundo maior estádio da América do Sul em capacidade, ficando atrás apenas do Monumental de Núñez (River Plate), na Argentina.

2. Casa de um título memorável do Flamengo

A final entre Palmeiras e Flamengo em 2025 será a segunda em jogo único no Monumental de Lima. A primeira foi em 2019, quando o Mengão conquistou o título ao virar sobre o River Plate (2 a 1), com dois gols de Gabigol nos minutos finais.

3. Cenário com a Cordilheira dos Andes

Devido à sua localização em Lima, em dias claros, os torcedores podem ter uma vista espetacular: a Cordilheira dos Andes surge no horizonte, proporcionando um dos cenários mais singulares do futebol mundial.

Montanhas no entorno do Estádio Monumental U

4. Vizinhança Histórica: ruínas pré-Incas

A paisagem ao redor do estádio é especial não só pela natureza. Nas proximidades do Monumental, estão as Ruínas de Puruchuco, importante sítio arqueológico do período pré-inca, adicionando um contraste histórico e cultural ao local esportivo.

5. Campo escavado

O campo de jogo foi construído em um nível de 18 metros abaixo do terreno original. Essa característica estrutural contribui para a sensação de amplitude e imponência do estádio, majoritariamente feito em concreto pesado.

6. Homenagem a um ídolo com estátua e rosto

O estádio pertence ao Club Universitario de Deportes (Universitario) e faz uma grande homenagem ao seu maior ídolo: Teodoro “Lolo” Fernández.

  • O rosto de Lolo é desenhado em uma das arquibancadas.
  • Há uma estátua dourada de “Lolo” Fernández recepcionando quem chega à entrada do estádio.
  • O atacante jogou pelo clube de 1930 a 1953, com 161 gols em 180 partidas oficiais.

7. Camarote de alto nível

O Monumental foi construído com foco em uma estrutura moderna para a época de sua inauguração (2000). A capacidade de mais de 80 mil espectadores é dividida em:

  • Cerca de 60 mil assentos nas quatro arquibancadas (populares).
  • Mais de 20 mil assentos distribuídos em quatro prédios ao redor do campo, que abrigam os camarotes e tribunas de honra.

A estrutura projetada pelo arquiteto uruguaio Walter Lavalleja já esteve em conformidade com o manual de especificações de engenharia da Fifa.

Estádio Monumental 'U', em Lima, no Peru - (foto: Ernesto BENAVIDES / AFP)
Estádio Monumental ‘U’, em Lima, no Peru(foto: Ernesto BENAVIDES / AFP)

8. Shows de rock

Além de jogos de futebol, o Monumental “U” é o principal local de Lima para receber grandes eventos musicais. Ele já foi palco de shows de algumas das bandas mais lendárias do rock mundial, como The Rolling Stones, Guns N’ Roses e Aerosmith

9. Distância do Centro de Lima

Diferentemente de muitos estádios sul-americanos, como o Maracanã e o Pacaembu, o Monumental não está no coração da cidade. Ele foi construído em Ate Vitarte, uma área mais afastada do centro histórico de Lima.

  • Essa localização causou críticas na época, mas permitiu que o clube construísse um estádio de grande porte, com estacionamento extenso, sem as limitações de espaço do centro urbano.
  • O trânsito para chegar ao estádio em dias de jogos grandes, como a final da Libertadores, é historicamente um desafio logístico para as autoridades e torcedores.

10. Estádio “alternativo”

Embora o Estádio Nacional de Lima seja oficialmente a casa da seleção peruana, o Monumental serve frequentemente como seu estádio alternativo em jogos de grande apelo ou quando o Nacional passa por reformas.

  • A seleção do Peru já disputou diversas partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo no Monumental, aproveitando sua grande capacidade para maximizar a arrecadação.
  • O espaço também foi usado em edições da Copa América.

Fotos do Estádio Monumental “U”

Compartilhe
google-news-logo