
Aos 41 anos, Hernán Barcos foi decisivo para a vitória do Alianza Lima sobre o Talleres, por 3 a 2, pela terceira rodada do grupo D da Copa Libertadores. Peruanos e argentinos se enfrentaram nesta terça-feira (22/4), no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima.
Barcos entrou na partida no lugar de Kevin Quevedo aos 36 minutos do segundo tempo. O Pirata esbanjou categoria e frieza ao dominar a bola no peito e chutar rasteiro de pé esquerdo aos 56, após cruzamento do uruguaio Pablo Lavandeira.
Foi o primeiro gol de Hernán na fase de grupos e o quinto na Libertadores de 2025. O centroavante argentino havia balançado a rede nas fases prévias, contra Nacional (Paraguai), Boca Juniors e Deportes Iquique (Chile).
Em sua nona participação na Libertadores, Barcos soma 20 gols em 55 jogos. Graças a ele e ao peruano Paolo Guerrero, autor de dois tentos nesta noite, o Alianza sonha com a vaga nas oitavas de final. O grupo ainda conta com São Paulo e Libertad (Paraguai).
🙌 ¡El golazo sobre la hora de Barcos para el triunfo de @ClubALoficial!
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) April 23, 2025
CONMEBOL #Libertadores #GloriaEterna pic.twitter.com/bQarK94xpc
Classificação do grupo D da Libertadores
- Libertad – 6 pontos em 2 jogos (2 vitórias)
- São Paulo – 4 pontos em 2 jogos (1 vitória e 1 empate)
- Alianza – 4 pontos em 3 jogos (1 vitória, 1 empate e 1 derrota)
- Talleres – 0 ponto em 3 jogos (3 derrotas)
Barcos no futebol brasileiro
Em 22 anos como atleta profissional, Barcos defendeu três clubes do futebol brasileiro. Ele se destacou por Palmeiras e Grêmio, mas não brilhou da mesma forma no Cruzeiro.
No Verdão, Hernán jogou 61 partidas, fez 31 gols e conquistou a Copa do Brasil de 2012. Pelo Tricolor Gaúcho, entrou em campo 113 vezes e anotou 45 tentos.
Pela Raposa, foram apenas três gols em 24 aparições. Apesar dos números modestos, o Pirata teve papel fundamental no título da Copa do Brasil de 2018 ao marcar nos dois jogos das semifinais contra o Palmeiras: vitória por 1 a 0, no Allianz Parque, e empate por 1 a 1, no Mineirão.
Na decisão, diante do Corinthians, Barcos acertou a trave em chute de fora da área no duelo de volta. No rebote, Robinho arrematou de primeira e abriu o placar para o Cruzeiro, que se sagrou campeão ao vencer por 2 a 1, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Números na carreira
De acordo com o site OGol, Barcos alcançou o gol de número 329 em 749 jogos na carreira. Pelo Alianza são 68 em 155 apresentações.
Hernán brilhou principalmente na LDU, do Equador, com 87 gols em 146 partidas. O atacante defendeu outros 12 clubes, entre os quais os argentinos Racing, Huracán e Vélez Sarsfield, o colombiano Atlético Nacional e o português Sporting.