COPA LIBERTADORES

Pênalti para o Atlético? Conmebol divulga análise do VAR em lance polêmico

Lance no segundo tempo de Palmeiras 0 x 0 Atlético virou motivo de discussão nas redes sociais; veja análise do VAR
Foto do autor
Compartilhe

Na noite dessa quarta-feira (9/8), no Allianz Parque, em São Paulo, a delegação do Atlético se revoltou com um possível pênalti não marcado para a equipe mineira no empate por 0 a 0 com o Palmeiras, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. O resultado culminou na eliminação do Galo, que havia perdido o primeiro jogo por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte. A Conmebol divulgou a análise do VAR no lance polêmico.

A situação ocorreu aos 24 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Paulinho na direita, o lateral-direito Mayke afastou o perigo com um corte de cabeça. A bola bateu no braço do volante Gabriel Menino, do Palmeiras.

Fernando Rapallini, árbitro argentino, não assinalou penalidade a favor do Atlético. O lance foi rapidamente checado pelo VAR. Assista ao vídeo da análise e veja a transcrição do diálogo logo abaixo.

“Um defensor do Palmeiras corta a bola com a cabeça e golpeia a mão de um companheiro de equipe. O árbitro, entendendo de forma correta o contexto da ação, onde a bola vem de um companheiro, se dirige para fora da área penal – o que implica que é uma mão não sancionável, posto que tampouco realiza um movimento deliberado. O VAR confirma a decisão de campo. Mão não sancionável”, comenta um profissional da Conmebol no vídeo.

Diálogo da análise

  • Árbitro: “Vem de um companheiro! Vem de um companheiro!”
  • AVAR: “Vem de um companheiro, que cabeceia em direção ao centro.”
  • VAR: “Quero ver que não faz um gesto adicional, nada mais.” 
  • AVAR: “Estava em uma posição natural, para mim. Estou com a imagem.”
  • VAR: “Fernando, está tudo verificado. Tudo verificado!”

Esta foi a terceira eliminação consecutiva do Atlético para o Palmeiras na Copa Libertadores. As quedas ocorreram nas semifinais (2021), nas quartas de final (2022) e nas oitavas de final (2023).

Agora, o Galo foca exclusivamente na disputa do Campeonato Brasileiro. O clube mineiro é o 10° colocado na competição nacional, com 24 pontos, e busca uma vaga na Libertadores de 2023.

Compartilhe