O Atlético está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024 mesmo com goleada por 4 a 1 para o Bahia nesta quarta-feira (6/12), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a derrota, o Galo ficou em terceiro lugar na competição, com 66 pontos. Os quatro primeiros colocados da Série A garantem vaga nos grupos do torneio continental, enquanto o quinto e sexto colocados entram na segunda fase preliminar.
O Atlético já tinha se classificado para a Libertadores após a 36ª rodada. A vaga direta garante ao menos seis jogos da equipe na competição, além de um calendário mais tranquilo e um tempo de preparação maior no começo do ano que vem.
Atlético na Libertadores
Esta será a 14ª participação do Atlético na história da Libertadores e a 10ª nos últimos 12 anos. Desde 2013, o clube só não participou do torneio nas edições de 2018 e 2020.
A fase de grupos terá início na semana do dia 3 de abril. Caso ficasse fora do G4, o Galo iniciaria a trajetória na segunda semana de fevereiro.
Clubes brasileiros na Libertadores de 2024
- São Paulo (campeão da Copa do Brasil – fase de grupos)
- Fluminense (campeão da Libertadores de 2023 – fase de grupos)
- Palmeiras (campeão do Brasileiro – fase de grupos)
- Grêmio (vice-campeão do Brasileiro – fase de grupos)
- Atlético (terceiro lugar do Brasileiro – fase de grupos)
- Flamengo (quarto lugar do Brasileiro – fase de grupos)
- Botafogo (5º lugar – fase preliminar)
- RB Bragantino (6º lugar fase preliminar)