O Atlético ficará fora do pote 1 do sorteio da Copa Libertadores de 2024. Com isso, o time alvinegro pode cair no ‘grupo da morte’.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda não divulgou oficialmente os potes do sorteio da fase de grupos da Libertadores. Porém, pelos critérios tradicionalmente adotados já é possível dizer que o Galo não será cabeça de chave.
Os oito times do pote 1 no sorteio da fase de grupos serão: o atual campeão (Fluminense) e os sete times melhor colocados no ranking de clubes da Conmebol.
Atlético no ranking da Conmebol
Portanto, a única chance de o Atlético ser cabeça de chave seria estar entre os sete melhores colocados no ranking de clubes da Conmebol – o que não é o caso.
A entidade divulgou nesta segunda-feira (18/12) a atualização do ranking para 2024. O Galo caiu da 11ª para a 14ª posição, com 4.202,2 pontos. A lista leva em consideração o histórico e a performance recente em competições continentais.
Pelo ranking, os sete cabeças de chave que se somarão ao atual campeão Fluminense serão:
- Palmeiras (1º do ranking)
- River Plate (2º)
- Flamengo (4º)
- Grêmio (7º)
- Peñarol (8º)
- São Paulo (9º)
- LDU (13º)
Boca Juniors (terceiro do ranking) e Athletico-PR (sexto) não se classificaram à Libertadores do ano que vem, enquanto o Nacional (5º) disputará as fases prévias. Por isso, Peñarol, São Paulo e LDU ‘herdaram’ as vagas no pote 1.
Atlético no grupo da morte?
Assim, por conta do ranking, o Atlético estará no pote 2 do sorteio da fase de grupos. Cada chave terá um time de cada pote: 1, 2, 3 e 4.
Portanto, o Galo cairá no mesmo grupo de River Plate, Peñarol ou LDU – já que, pelos critérios da Conmebol, não poderá enfrentar um time brasileiro do pote 1.
Esse cenário abre espaço para a possibilidade de um ‘grupo da morte’. A chave estaria completa com uma equipe do pote 3 e outra do 4 – que pode vir de fases prévias, como Botafogo, Red Bull Bragantino, Nacional, Atlético Nacional ou Colo Colo, por exemplo.