ATLÉTICO

Atlético fica fora do pote 1 e pode pegar grupo da morte na Libertadores

Galo está na 14ª colocação do ranking de clubes da Conmebol 2024 e, por isso, não será cabeça de chave na fase de grupos da Libertadores
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético ficará fora do pote 1 do sorteio da Copa Libertadores de 2024. Com isso, o time alvinegro pode cair no ‘grupo da morte’.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda não divulgou oficialmente os potes do sorteio da fase de grupos da Libertadores. Porém, pelos critérios tradicionalmente adotados já é possível dizer que o Galo não será cabeça de chave.

Os oito times do pote 1 no sorteio da fase de grupos serão: o atual campeão (Fluminense) e os sete times melhor colocados no ranking de clubes da Conmebol.

Atlético no ranking da Conmebol

Portanto, a única chance de o Atlético ser cabeça de chave seria estar entre os sete melhores colocados no ranking de clubes da Conmebol – o que não é o caso.

A entidade divulgou nesta segunda-feira (18/12) a atualização do ranking para 2024. O Galo caiu da 11ª para a 14ª posição, com 4.202,2 pontos. A lista leva em consideração o histórico e a performance recente em competições continentais.

Pelo ranking, os sete cabeças de chave que se somarão ao atual campeão Fluminense serão:

  • Palmeiras (1º do ranking)
  • River Plate (2º)
  • Flamengo (4º)
  • Grêmio (7º)
  • Peñarol (8º)
  • São Paulo (9º)
  • LDU (13º)

Boca Juniors (terceiro do ranking) e Athletico-PR (sexto) não se classificaram à Libertadores do ano que vem, enquanto o Nacional (5º) disputará as fases prévias. Por isso, Peñarol, São Paulo e LDU ‘herdaram’ as vagas no pote 1.

Atlético no grupo da morte?

Assim, por conta do ranking, o Atlético estará no pote 2 do sorteio da fase de grupos. Cada chave terá um time de cada pote: 1, 2, 3 e 4.

Portanto, o Galo cairá no mesmo grupo de River Plate, Peñarol ou LDU – já que, pelos critérios da Conmebol, não poderá enfrentar um time brasileiro do pote 1.

Esse cenário abre espaço para a possibilidade de um ‘grupo da morte’. A chave estaria completa com uma equipe do pote 3 e outra do 4 – que pode vir de fases prévias, como Botafogo, Red Bull Bragantino, Nacional, Atlético Nacional ou Colo Colo, por exemplo.

Compartilhe