ATLÉTICO

Atlético no ‘grupo da morte’ da Libertadores? Veja possíveis rivais

Galo está no 'pote 2' do sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores, o que aumenta chances de encarar uma chave complicada
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético pode cair no chamado ‘grupo da morte’ na Copa Libertadores? A resposta mais direta para a pergunta é ‘sim’. E o No Ataque lista a seguir as possibilidades e eventuais rivais.

Sorteio dos grupos da Libertadores

Antes de qualquer coisa, necessário entender a metodologia do sorteio da fase de grupos da Libertadores. Os 32 times estão divididos em quatro potes de oito a partir do ranking de clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Cada grupo terá um time de cada pote. É regra que uma chave não poderá ter duas equipes de um mesmo país, mas há uma exceção. Um grupo poderá ter dois times do mesmo país caso um deles seja proveniente das fases anteriores da Libertadores – casos de Botafogo, Palestino, Nacional e Colo-Colo.

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2024 será nesta segunda-feira (18/3), a partir das 20h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Potes do sorteio dos grupos da Libertadores

  • Pote 1: Palmeiras, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, São Paulo e LDU; atual campeão, o Fluminense será o cabeça de chave do Grupo A;
  • Pote 2: Atlético, Independiente Del Valle, Libertad, Cerro Porteño, Estudiantes, Barcelona-EQU, Bolívar e Junior;
  • Pote 3: San Lorenzo, The Strongest, Universitario, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millonarios e Talleres;
  • Pote 4: Caracas, Liverpool, Huachipato, Cobresal, Botafogo, Palestino, Nacional e Colo-Colo.

Atlético no pote 2

O Atlético é o 14º colocado no ranking de clubes da Conmebol. Desse modo, o Galo estará no pote 2.

Essa distribuição faz com que aumentem as chances de o time alvinegro figurar em um eventual ‘grupo da morte’, já que um dos rivais está no pote 1 – composto pelos melhores do ranking.

Possíveis ‘grupos da morte’ para o Atlético

A configuração de potes faz com que o Galo possa, por exemplo, figurar em um ‘grupo da morte’ composto apenas por clubes campeões da Libertadores.

Uma chave com Peñarol ou LDU (pote 1), Atlético (pote 2), San Lorenzo (pote 3) e Nacional ou Colo-Colo (pote 4) é possível de ser sorteada.

Há, ainda, a chance de o Galo eventualmente cair em grupos com clubes como River Plate, Millonarios, Rosario Central e Botafogo.

Todos os possíveis adversários do Atlético nos grupos da Libertadores

  • Pote 1: River Plate, Peñarol e LDU;
  • Pote 3: San Lorenzo, The Strongest, Universitario, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millonarios e Talleres;
  • Pote 4: Caracas, Liverpool, Huachipato, Cobresal, Botafogo, Palestino, Nacional e Colo-Colo.
Compartilhe